- 30 de setembro de 1971
Parte deHemeroteca digital da UFV
Bolsa de estudo concedido ao primeiro viçosense que nasceu nas primeiras horas do dia 30 de setembro de 1971 (centenário da cidade); Fuad Chequer; centenário de Viçosa; esportes.
69 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
Parte deHemeroteca digital da UFV
Bolsa de estudo concedido ao primeiro viçosense que nasceu nas primeiras horas do dia 30 de setembro de 1971 (centenário da cidade); Fuad Chequer; centenário de Viçosa; esportes.
Cartya de Carlos S. Schlottfeldt, da ESA, para John J. Mckelvey Jr., da Fundação Rockefeller. Informa que Flávio Couto tem um contrato formal com a Uremg que permite que ele continue seus estudos nos Estados Unidos.
Carta de Harry M. Miller Jr. para o diretor da Uremg, Joaquim Matoso. Concessão de uma bolsa de intercâmbio, no México, para o professor Fabio Ribeiro Gomes trabalhar com teoria e experimentação por seleção vegetal.
Carta de Harry M. Miller Jr., da Fundação Rockefeller, para o professor Dr. Joaquim Braga. Miller Jr. Informa que foi possível conceder bolsas a dois alunos que deveriam, obrigatoriamente, se graduar no final daquele ano para ter um ano de experiência no México. É enviada uma série de recomendações e pré-requisitos para realização da seleção dos candidatos. Dentre eles, que sejam dois homens que se graduem no final dos anos 1951, 1952 ou 1953, em áreas de trabalho voltadas para reprodução e genética das plantas, patologia e entomologia econômica. Nesta carta, consta as obrigações de ambas as instituições para que o programa de intercâmbio pudesse funcionar.
Carta de J. Kellum Smith Jr., da Fundação Rockefeller, para Edson Potsch Magalhães, reitor da Uremg. Informa que a Fundação fez doações para bolsas de estudos no valor de mil dólares, para um ano inteiro, e 500 dólares para meio ano de estudos. Informa que os fundos estão à disposição da instituição.
Carta de Flora M. Rhind, secretaria da Fundação Rockefeller, para o reitor Joaquim F. Braga. Ela informa que a bolsa do engenheiro agrônomo Flávio Augusto d’Araujo Couto foi estendida pelo período de dois meses com a remuneração de 200 dólares por mês e 100 dólares para sua família. Nesse espaço de tempo, ele pretendia pesquisar na área de hosticultura e completar seu mestrado em Ciências, na Universidade da Califórnia.
Carta de Janet M. Paine para Silvio de Magalhães Carvalho. (Cópia para E. J. Wellhausen, R. B. Watson, Delbert T. Myren, Carlos S. Schlottfeldt e Geraldo Machado). Feliz em informar que a bolsa da Rockefeller foi concendida para um período de 12 meses, começando em 1 de março de 1958, com um auxílio de 1.500 pesos mexicanos pelo período de estudo e 900 pesos mexicanos para a família, começando no dia da bolsa.
A bolsa é para extensão em métodos de agricultura com a direção de Delbert T. Myren, na Foundation’s Mexican Agricultural Program e/ou outros centros autorizados. R. B. Watson, no escritório do Rio de Janeiro, auxiliou a viagem do Silvio Magalhães Carvalho para o México, sugerindo que não deixasse o Brasil até conseguir um visto mexicano. Disse ainda que se precisasse de alguma ajuda, deveria escrever ao E. J. Wellhausen, no México, para que ele providenciasse um visto autorizado do governo mexicano.
Carta de John Mckelvey Jr., da Fundação Rockefeller, para o reitor Lourenço Menicucci Sobrinho, da Uremg. Informa que o reitor gostaria de indicar o Mr. Wernimont a uma bolsa de estudos para trabalhar pelo período de um ano com o Dr. Donald Freebairn, no México. Para conseguir a bolsa, Mr. Said deveria que assegurar seu retorno ao Brasil após completar sua experiência de intercâmbio.
Carta de Carlos S. Schlottfeldt, diretor da Uremg, para Mc Kelvey Jr. Flávio Couto o pediu para escrever e explicar que ele foi autorizado a ficar nos Estados Unidos até o fim daquele ano. Dias atrás ele havia enviado uma carta, mas a situação não estava definida, pois Flávio esperava um telefonema de Viçosa para resolver as pendencias necessárias (não informado). Schlottfeldt informa que Mr Stakman visitou a instituição entre os dias 2 a 4 de agosto.
Carta de Robert Briggs Watson para Carlos S. Schlottfeldt. Resposta a carta do dia 17 de fevereiro sobre Maestri. Pede que envie duas fotografias do candidato e o tipo de passaporte usual. Pede que faça, além dos exames médicos já realizados, os exames físicos e envie para o escritório.
Carta de John J. McKelvey Jr. para Carlos S. Schlottfeldt (cópias para Lorenzo Menicucci e Delbert T. Myren). Informa que Gerardo Azevedo Fernandes e Silvio de Magalhães Carvalo teriam interesse no programa de intercâmbio para treinar métodos de extensão sob a direção da equipe da Rockefeller no México.
Carta de John J. McKelvey Jr. para Delbert T. Myren, da Fundação Rockefeller, e uma cópia para Carlos S. Schlottfeldt. Agradece pela carta do dia 7 de dezembro sobre a posição do Schlottfeldt em relação aos dois estudantes qualificados para o projeto de extensão no México e agradece por Myren ter enviado as cópias da correspondência para os dois bolsistas e o Dr. Schlottfeld.
Eles remeteram Schlottfeldt a um formulário e uma apresentação dos dois candidatos. Após isso, os formulários foram completados e retornaram ao escritório. Pelas discussões com Schlottfeldt, ele pôde perceber que os dois candidatos estão interessados nos métodos de extensão em agricultura, que eram empregados da Acar e um deles recebeu a bolsa de estudos, tendo a aprovação da Acar para ir ao México.
Carta de Dr. Delbert T. Myren, da Fundação Rockefeller, para Carlos S. Schlottfeldt, da ESA. Informa a possibilidade de concessão de bolsas com fundos da Fundação para o estudante José Flavio Candido, em 1961. Informa que o Dr. Wellhausen entraria em contato com o diretor para conversar pessoalmente com ele e com o candidato.
Carta de John J. McKelvey Jr. para o engenheiro Clibas Vieira (Cópia para Carlos S. Schlottfeldt). Respondendo a carta do dia 22 de fevereiro, ele informa que os dois passos mais importantes para a aplicação das bolsas era a entrevista (realizada pessoalmente) e a asseguração de que o superior seria o grande patrocinador do candidato. Informa que não seria possível que um dos representantes o entrevistasse, e que seu patrocinador em um futuro próximo, abrindo a possibilidade de ir a Viçosa, poderia realizar a entrevista. Como a viagem era indefinida, ele aconselhou que usasse os fundos necessários para cobrir toda a assistência necessária para a sua graduação no Brasil.
Carta de Francis L. Smith, professor da Universidade da Califórnia, para Carlos S. Schlottfeldt, diretor da ESA. Informa que foi um prazer ser mentor de Clibas Vieira durante seu período de residência na Universidade e faz elogios ao estudante. Afirma que Clibas seria um ótimo candidato para a ESA e espera que ele consiga uma oportunidade de cursar o doutorado. Por fim, informa que ele deve ter dificuldades de conseguir ajuda da Fundação pelo período de um ou dois anos e pede ajuda de Schlottfeldt para que o problema se resolva.
Carta de Geraldo O. D. Machado, diretor da Acar, para a Fundação Rockefeller. Informa que João Bosco Nazareno pediu uma bolsa da Rockefeller para fazer sua extensão no México em 1961. Ele estava no último ano do curso de Agronomia, em Viçosa, com desenvolvimento satisfatório. Ao terminar o curso, iria trabalhar na Acar como agente de extensão. Se sua bolsa fosse aprovada, ele iria ao México e retornaria ao Brasil como empregado da Acar.
Carta de Carlos S. Schlottfeldt, diretor da ESA, para Lewis M. Roberts, da Fundação Rockefeller. Informa a existência de dois graduandos para um programa de bolsas no México. Ambos os estudantes estavam interessados em uma bolsa de extensão, pois já se encontravam com um emprego garantido na Acar.
Carta de Lewis M. Roberts, da Fundação Rockefeller, para Carlos S. Schlottfeldt, da ESA. Informa que a carta de recomendação dos estudantes Agripino Aprunches Viana e Frederico Cotta de Vasconcelos como possíveis candidados a uma bolsa de extensão para o México foi recebida. Informa que no momento em que escrevia a Fundação não estava em posição de conceder fundos para bolsas de extensão. Porém, entraria em contato com Dr. Ralph Richardson, diretor da Rockefeller no México, para que ele pudesse tentar adicionar os dois candidatos ao programa. Pede que a Acar envie uma posição para assegurar que os estudantes estariam devidamente empregados após o programa.
Carta de Flávio Augusto D'Araujo Couto, professor da Uremg, para Carlos S. Schlottfeldt, diretor da ESA. Pede a sua permanência nos Estados Unidos e informa que relatou, em seu último relatório, que permaneceria pelo menos até 10 de setembro, quando se encerraria os cursos de verão em que ele estava matriculado. Informa que escreveu para a Fundação pedindo uma extensão da bolsa, que requisitou um pedido formal, assinado pelo diretor da ESA, para que sua bolsa fosse estendida.
Carta de agradecimento de John J. Mc Kelvey, da Fundação Rockefeller, para o diretor Carlos S. Schlottfeldt. Ele agradece pela carta anterior enviada pelo diretor sobre a autorização do Sr. Couto para permanecer nos Estados Unidos até o final daquele ano.
Carta de John J. McKelvey Jr. para Carlos S. Schlottfeldt. Informa que duplicaram a lista e enviaram para a Karl Kolb, incluindo a lista original. Como combinado, ele pediu a palavra do diretor para que as ordens pudessem ser executadas. Notou que o diretor anexou uma carta sumário baseada na lista oficial enviada a Rockefeller, que enviaria os materiais para a ESA. Não há regras para quanto do fundo da Rockefeller pode ser alocado para equipamentos e suplementos naquele ano, assumindo o valor de 150 mil cruzeiros para esse propósito. Não mais que 50 mil cruzeiros estariam disponíveis para os próximos três anos.
Carta de Carlos S. Schlottfeldt, diretor da ESA, para John J. Mckelvey Jr., da Fundação Rockefeller. A carta é um pedido para que a Fundação Continue a dar suporte para o programa de treinamento de estudantes no México, Colômbia ou em algum outro país. Informa que o estudante Wander Said estava interessado em uma bolsa de extensão para trabalhar com agricultura.
Carta de Carlos S. Schlottfeldt, diretor da ESA, para Delbert T. Myren. Informa que o ex-aluno Elpídio Amante desejava fazer um curso de Treinamento em Entomologia, no México, com bolsa da Fundação Rockefeller.
Carta de E. J. Wellhausen, da Fundação Rockefeller, para Carlos S. Schlottfeldt, diretor da ESA. Solicita informações referentes ao interesse do estudante José Flávio Candido em uma bolsa de extensão no México.
Carta de E. J. Wellshausen, da Fundação Rockefeller, para Carlos S> Schlottfeldt, diretor da ESA. Pede desculpas pelos problemas que estavam acontecendo em relação a concessão de bolsa ao estudante José Flávio Candido e informa que seria preciso esperar até 1961. Informa que se o estudante ainda tivesse interesse em ir para o México nessa data, ele deveria enviar uma carta manifestando o seu interesse para a bolsa.
Carta de Jesse P. Perry Jr., da Fundação Rockefeller, para Hélio Tollini, da Uremg. Informa a renovação da bolsa de estudos por mais dez meses, tendo início em 23 de agosto de 1967.
Carta de Carlos S. Schlottfeldt, diretor da ESA, para E. J. Wellhausen, da Fundação Rockefeller. Informa o recebimento da carta do dia 12 de novembro sobre a possibilidade de concessão de uma bolsa para José Flavio Candido, aluno do terceiro ano do curso superior da ESA.
Carta de Robert L. Fischelis, da Fundação Rockefeller, para Edson Potsch Magalhães, reitor da Uremg. Informa que Hélio M. Barbosa fez uma solicitação de bolsa, mas que a Fundação não estaria apta a conceder a bolsa naquele período, podendo ser concedida tempos mais tarde. Pede que o reitor envie uma posição clara de que o Sr. Barbosa retornaria ao Brasil após o término de sua bolsa de extensão.
Carta de Nancy Clucas, da Fundação Rockefeller, para Edson Potsch Magalhães, reitor da Uremg. Informa que Hélio Tollini receberia uma extensão de bolsa por mais dez meses, começando em 23 de agosto daquele mesmo ano, para que pudesse concluir seu P.h.D. Pede que ao reitor que envie a sua aprovação para Jesse P. Perry Jr., da Fundação.
Carta de Edson Potsch Magalhães, reitor da Uremg, para Jesse P. Perry Jr., da Fundação Rockefeller. Informa que Hélio Tollini tem a aprovação da Universidade para a extensão de sua bolsa de estudos para o P.h.D, na Universidade da Carolina do Norte.