Fundo ESAV - Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV)

Estatuto da ESAV de 1932 Estatuto da ESAV de 1940 Regulamento da ESAV de 1926 Regulamento de 1931 Regulamento de 1947 Regimento interno da Esav Regimento interno da Esav Regimento interno da Esav Portaria que cria o Departamento de "Experimentação, Genética e Biometria" Institucionalização do Departamento de Experimentação, Genética e Biometria Atas de Congregação Rolfs Atas da Congregação (1929 - 1932) Atas da Congregação (1932 - 1933) Atas da Congregação (1933 - 1935) Atas da Congregação (1935 - 1938) Atas da Congregação (1938 - 1943) Atas da Congregação (1943 - 1947) Atas da Congregação (1947 - 1951) Livro de Atas da Junta Administrativa  Parecer sobre o orçamento da Escola para 1933 Atas da Congregação Especial (1936-1939) Atas do Conselho Departamental 1921 - Relatório do primeiro semestre 1925 - Relatório anual 1927 - Relatório anual 1931 Relatório anual 1932 - Movimento coletivo dos alunos 1937 - Relatório anual 1938 - Relatório anual 1939/I - Relatório semestral
Resultados 1 até 30 de 211 Mostrar tudo
Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR MGUFV ESAV

Título

Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV)

Data(s)

  • 1922 - 1949 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Dimensão: falta aferir;
Suporte: papel;
Gênero: textual, iconográfico e cartográfico.

Área de contextualização

Nome do produtor

História administrativa

A Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav) nasceu como uma instituição de ensino superior baseada no modelo norte-americano dos Land-Grant Colleges. Modelo que é pautado no ensino, pesquisa e extensão, também voltada para a melhor instrução dos trabalhadores do campo. A Esav contava com as seguintes modalidades de cursos: os breves, os elementares, os médios e os superiores. Criada formalmente em 30 de março de 1922 e inaugurada em 28 de agosto de 1926, a Esav iniciou suas atividades acadêmicas em 1º de agosto de 1927 com os cursos fundamental e médio. As aulas do curso superior de agricultura iniciaram no semestre seguinte e o superior de veterinária, em 1931. O formato de Escola percorreu até o ano de 1948 quando deu origem a Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg).

História do arquivo

Antes da década de 80, a documentação deste fundo ficava depositada no subsolo do prédio principal da Universidade, o edifício Arthur Bernardes (conhecido como “Bernardão”), e em depósitos dos próprios departamentos e órgãos, não recebendo o devido tratamento físico e intelectual. Conforme afirma o fundador do arquivo ainda na década de 80 “[...] Os papéis têm sido acumulados e deslocados de uns para outros locais, sempre para mais longe dos centros de decisão, para cômodos cada vez mais inadequados, e sempre por operários que não têm a menor ideia do valor dos “papéis” (BORGES; ALBUQUERQUE; BASTOS, 1988, p. 17.). Posteriormente, foram transferidos para Divisão de Assuntos Culturais (DAC), e desde o inicio dos anos 2000 estão sob a guarda do Arquivo Central e Histórico da UFV (ACH-UFV), que se encontra vinculado ao Departamento de História.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Este fundo documental reúne a documentação referente à construção da Esav, sua administração e ao ensino, pesquisa e extensão, e documentos relativos à cultura e religião não só da instituição, mas também da cidade de Viçosa. Dentre os documentos, encontram-se atas, boletins de frequência, documentos técnicos, correspondências, recursos humanos, aquisição de materiais, projetos e plantas. Além de fotografias e jornais que tratam do cotidiano local, regional e nacional.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O fundo divide-se em oito seções, essas se subdividem em subseções, séries e subséries que buscam refletir todas as funções e atividades realizadas pela Esav por meio diversos tipos documentais. As Seções estão dispostas e acessíveis na aba esquerda desta página.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução

A reprodução é permitida mediante acompanhamento dos responsáveis pelo ACH-UFV.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

ACH-UFV

Existência e localização de cópias

ACH-UFV

Unidades de descrição relacionadas

Coleção: Acervo Fotográfico do Arquivo Central e Histórico da UFV.
Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/5992

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

01.01.00.00

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

As atividades de organização, descrição e difusão deste fundo documental são coordenadas pelo Arquivista Eduardo Luiz dos Santos.
Informações sobre a metodologia e alguns procedimentos:

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados