Principais determinações do governo de estado são apresentadas; apresentação e especialização de três problemas recorrentes nos Estados Unidos: a pesquisa técnico-científica, automação e urbanização; problemas políticos e crise civil da Argentina são comentados.
Balanço feito dos históricos modelos de relações internacionais no mundo todo é apresentado, tendo em vista, a descrição dos modelos atuais; apresentação dos principais objetivos das instituições de pesquisa e desenvolvimento na América.
Texto apresenta a necessidade da população se mobilizar e obter as reformas necessárias; comentário acerca das modificações pelos quais o país passava; descrição da festa dos calouros; comentário sobre a viagem de professor da Uremg para pesquisa integrante do programa de cooperação Uremg-Fundação Ford; comentário sobre a atuação de equipes e agremiações de Viçosa nos esportes; texto apresenta um ponto de vista sobre a república que passara e que representava na época o Regime Militar; auxílio recebido pelo Hospital São Sebastião é comentado; são apresentados pontos que mereceriam atenção do governo no auxílio operário; influência do comunismo no quadro mundial é comentado; notícias sobre a cidade de Viçosa.
Carta de Lynn S. Robertson, chefe do programa de treinamento universitário do grupo Purdue-Brasil, para Raleigh H. Fosbrink. Relata que o filme produzido sobre os cursos já está sendo reproduzido nas principais cidades do país.
Carta de A. R. Teixeira Filho, diretor do IER, para Dr. Roy Bonson e Dr. Joaquim Campo, co-diretores do Projeto Purdue-Uremg. Solicita verbas, a partir de bolsas, para financiamento de pesquisas.
Carta de Donald L. Hill, chefe do grupo (substituto) do Projeto Purdue-Uremg, para Edson Potsch Magalhães, reitor da Uremg. Informa sobre o recebimento do orçamento liberado pelo estado para a experimentação e a pesquisa.
Discussão sobre a maior atenção em relação à pesquisa e ensino aos pós-graduandos com críticas ao modelo adotado pelos professores; desemprego foi caracterizado em relação à utilização desse problema pelos empresários para obter vantagens sobre os salários; a situação das universidades públicas e o modo o qual as classes mais baixas poderiam interferir nas mesmas foram pontos destaque de um artigo do jornal.
Ao centro da imagem o Professor Gerald W. Isaacs da Universidade de Pudue. Na primeira fila da direita para esquerda, Professor Bruce Mkenzie (Purdue), na segunda fila o segundo da direita para esquerda, o Professor Georg H. Foster e o segundo da quarta fila, o Professor John R. Foley.
Carta de Lynn S. Robertson, chefe do programa de treinamento universitário do grupo Purdue-Brasil, para os membros da equipe Purdue. Apresenta pontos relevantes discutidos com os responsáveis pela parte agrícola da equipe, sobre os programas de graduação e pós graduação da Uremg.
Carta de Lynn S. Robertson, chefe do programa de treinamento universitário do grupo Purdue-Brasil, para Prof. Edgard de Vasconcelos Barros, da Uremg. Informa alguns problemas da proposta de pesquisa enviada e mostra interesse em ajudar.
Carta de Lynn S. Robertson, do departamento de economia rural, para Carlos S. Schlottfeldt, reitor da Uremg. Informa o envio do orçamento para projeto de pesquisa e solicita revisão do mesmo.
Carta de Lynn S. Robertson, chefe do grupo do Projeto Purdue-Brasil, para Carlos S. Schlottfeldt, reitor da Uremg. Compartilha o itinerário sugerido para a visita do Dr. Gillaspie.
Carta de Lynn S. Robertson, chefe do grupo do Projeto Purdue-Brasil, para Carlos S. Schlottfeldt, reitor da Uremg. Trata da vinda de um novo professor da Purdue ao Brasil.
Os jornais contemplam temas ligados à determinações do regime didático, organização institucional da ESAV, UREMG e da UFV. Além disso, trata de vínculos feitos com o governo e com outras instituições para a realização de projetos e pesquisas da Universidade. Também, abordam as transformações ocorridas na organização da Universidade Federal de Viçosa desde os anos 1930, quando começava a se consagrar como instituição de ensino e pesquisa. Eles permitem ao pesquisador entrar em contato com as principais determinações da instituição, por meio da leitura dos atos administrativos e dos suplementos dos jornais da UFV, os quais também apresentam os principais eventos ocorridos na Universidade no decorrer dos anos e os vínculos e resultados dos mesmos com relação ao governo desde o Estado Novo, na Ditadura Militar e durante o tempo de redemocratização até o modo de governo atual.