RAYMUNDO LOPES DE FARIA (entrevista)
- BR MGUFV UFV.MCH.DR.01
- Dossiê
Parte deUniversidade Federal de Viçosa
Composto por dois itens documentais que registram a entrevista com Raymundo Lopes de Faria, um contendo o áudio original e o outro a transcrição do mesmo.
O entrevistado relata sua entrada na antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), em 1934, onde foi responsável por estruturar os serviços de Saúde e Educação Física, que eram precários. Ele descreve a organização desses setores, destacando a criação de atendimento médico integral e uma campanha eficaz contra a verminose, que reduziu os casos a zero em dois anos. Também implementou a educação física obrigatória, com foco no preparo físico e na prática esportiva orientada, levando a escola a alcançar grande destaque esportivo. Ressalta a importância da liderança do diretor Bello Lisboa, cuja disciplina e exemplo influenciaram o desenvolvimento da instituição. O entrevistado aborda ainda sua atuação como professor e diretor, enfrentando conflitos internos, inclusive um movimento estudantil de cunho político que resultou em uma greve nacional. Apesar das dificuldades, afirma ter contribuído para a consolidação da escola, que se tornou uma universidade reconhecida, e encerra destacando sua dedicação ao trabalho e à formação dos alunos ao longo de décadas.