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chotaro

Organização das disciplinas

Organização individualizada de disciplinas, de alunos ou de professores, tais como horário de aulas, não alteração em disciplina do curso médio e continuidade de programas de disciplinas específicas.

Os itens encontrados foram:
-Continuidade dos programas de Entomologia do curso médio e de Doenças e Pragas do curso elementar - item não digitalizado;
-Horário de aulas - médio IA;
-Informe de não alteração dos programas de Silvicultura do curso médio (1942) - item não digitalizado;
-Relação de aulas de Horticultura - item não digitalizado;
-Proposta para grade curricular;
-Disciplinas ministradas no curso técnico de agropecuária.

Matriz curricular

Documentos utilizados como formulário de oferta de disciplinas aos alunos contendo todas as disciplinas e o crédito atribuído a elas. Foram identificados os seguintes intens:

Currículo do curso médio de agricultura (1927 – 1968);
Currículo do curso técnico de agricultura (1953 – 1967);
Currículo do curso médio de agricultura (1949 - 1960) - item não digitalizado.

Programas de disciplina

Programas de disciplinas oferecidas aos cursos médio e técnico. Foram recuperados os programas de ambos os cursos de 1929 à 1960.

Os itens encontrados foram:
-Programa de física do curso médio (item não digitalizado);
-Programa de história econômica do brasil;
-Programa de melhoramento de plantas;
-Programa de matemática do curso médio;
-Coleção de programas do curso médio - 1934;
-Programa de português - 1929 (item não digitalizado);
-Programa do curso médio - 1935 (item não digitalizado);
-Programa do curso médio - 1942 (item não digitalizado);
-Programa de laticínios do curso médio (1939);
-Programa de silvicultura do curso médio (item não digitalizado);
-Organização estável do curso médio (item não digitalizado);
-Programa de física do curso médio (item não digitalizado);
-Organização do curso médio e superior - 1928 - 1931 (item não digitalizado)

Escola Prática de Agricultura (ES)

Livreto composto pelos ofícios e decretos que tratam da criação, aquisições patrimoniais e estruturação normativa (estatutos e regulamentos) da Escola Prática de Agricultura do Espírito Santo.

Documentação externa

Reúne documentos que foram utilizados como parâmetro na confecção dos marcos normativos dos cursos e estruturas direcionadas a educação básica e profissionalizante, voltados para agricultura, oferecidos pela Instituição. As principais instituições que "trocavam" esse tipo de informação com a Esav eram a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", hoje Esalq/USP e as escolas agrícolas que deram origem a Unifal e UFMG.

Os itens encontrados foram:
-Escola prática de agricultura;
-Primeiro congresso brasileiro de ensino regional;

Correspondências sobre organização e funcionamento

Correspondências que dizem respeito à organização e estrutura.

Os itens encontrados foram:
-Resposta ao ofício do curso médio (1960);
-Solicitação de programas aprovados para o curso médio (1959) - item não digitalizado;
-Impossibilidade de manter o curso técnico - item não digitalizado;
-Pedido de incorporação de ex aluno ao corpo docente para lecionar no curso médio;
-Pedido de auxílio ao departamento de ensino médio do MEC;
-Correspondência ente reitor e diretor do departamento de ensino médio sobre a situação dos técnicos agrícolas formados - item não digitalizado;
-Opinião de um esaviano sobre a manutenção do curso médio;
-Correspondência agradecendo aos trabalhos organizados para os cursos médio e elementar - item não digitalizado;
-Correspondência sobre o caso do alojamento e refeição para os alunos do ensino secundário - item não digitalizado;
-Correspondência informando que não mais haverá matrícula para o agrotécnico nesta universidade - item não digitalizado.
-Ausência das aulas de física para o curso técnico (item não digitalizado);
-Comunicação referente ao curso médio que a universidade manteve entre 1927 e '971 (item não digitalizado);
-Exposição sobre o curso médio (item não digitalizado);
-Posse de novo membro à presidência da associação do curso técnico (item não digitalizado);
-Pedido de liberação de auxílio para a unidade de ensino médio (item não digitalizado).

Relatório de Professores

Dossiê contendo relatórios de professores a partir das disciplinas ministradas.

Os itens encontrados foram:

-Relatório de excursão feita com o Curso Médio - João Torres Filho (1946)
-Relatório Anual - Arlindo de Paula Gonçalves (1951);
-Relatório Anual - José Ribeiro Filho (1951);
-Relatório - Moacyr Maestri (1951);
-Relatório - Flávio Augusto D'Araújo Couto (1951);
-Relatório - Sem nome (1952)
-Relatório final - Otto Andersen (1960);
-Relatório - José Carlos Enrique Oliveira Begazo;
-Relatório anual - Clibas Vieira (1960);
-Relatório - Nestor C. dos Santos (1960);
-Relatório Anual - Telmo Carvalho A. da Silva (1960);
-Relatório - Manuel da Costa Lanna (1960);
-Relatório do Curso Técnico de Agricultura - Dr. Geraldo Martins Chaves (1966);
-Relatório de excursão à Juiz de Fora, Barbacena e Santos Dumont - José Resende Monteiro (item não digitalizado);
-Relatório de excursão do M4 - A. Secundino S. José (item não digitalizado);
-Relatório de visita do M4 - Diogo Oliveira de Mello (item não digitalizado);
-Relatório de viagem do V3 E M3 à Leopoldina (item não digitalizado);
-Relatório de excursão - Sebastião Gonçalves da Silva (item não digitalizado);
-Relatório de viagem - Antônio Resende (item não digitalizado);
-Relatório da excursão do M4 - Octavio A. Drummond (item não digitalizado).

Relatório Geral

Dossiê contendo relatórios gerais da Emaf

-Os itens identificados foram:
-Relatório da Emaf - 1965;
-Relatório da Emaf - 1966;
-Relatório da Emaf - 1967;
-Relatório da Emaf - 1970;
-Relatório do curso médio - 1927 - 1971;
-Relatório da Emaf - 1973;
-Relatório da Emaf - 1979 (item não digitalizado);
-Relatório da Cedaf - 1982 e 1983;
-Relatório da Cedaf - 1984;
-Relatório da Cedaf - 1984

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