Organização individualizada de disciplinas, de alunos ou de professores, tais como horário de aulas, não alteração em disciplina do curso médio e continuidade de programas de disciplinas específicas.
Os itens encontrados foram: -Continuidade dos programas de Entomologia do curso médio e de Doenças e Pragas do curso elementar - item não digitalizado; -Horário de aulas - médio IA; -Informe de não alteração dos programas de Silvicultura do curso médio (1942) - item não digitalizado; -Relação de aulas de Horticultura - item não digitalizado; -Proposta para grade curricular; -Disciplinas ministradas no curso técnico de agropecuária.
Documentos utilizados como formulário de oferta de disciplinas aos alunos contendo todas as disciplinas e o crédito atribuído a elas. Foram identificados os seguintes intens:
Currículo do curso médio de agricultura (1927 – 1968); Currículo do curso técnico de agricultura (1953 – 1967); Currículo do curso médio de agricultura (1949 - 1960) - item não digitalizado.
Programas de disciplinas oferecidas aos cursos médio e técnico. Foram recuperados os programas de ambos os cursos de 1929 à 1960.
Os itens encontrados foram: -Programa de física do curso médio (item não digitalizado); -Programa de história econômica do brasil; -Programa de melhoramento de plantas; -Programa de matemática do curso médio; -Coleção de programas do curso médio - 1934; -Programa de português - 1929 (item não digitalizado); -Programa do curso médio - 1935 (item não digitalizado); -Programa do curso médio - 1942 (item não digitalizado); -Programa de laticínios do curso médio (1939); -Programa de silvicultura do curso médio (item não digitalizado); -Organização estável do curso médio (item não digitalizado); -Programa de física do curso médio (item não digitalizado); -Organização do curso médio e superior - 1928 - 1931 (item não digitalizado)
Livreto composto pelos ofícios e decretos que tratam da criação, aquisições patrimoniais e estruturação normativa (estatutos e regulamentos) da Escola Prática de Agricultura do Espírito Santo.
Reúne documentos que foram utilizados como parâmetro na confecção dos marcos normativos dos cursos e estruturas direcionadas a educação básica e profissionalizante, voltados para agricultura, oferecidos pela Instituição. As principais instituições que "trocavam" esse tipo de informação com a Esav eram a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", hoje Esalq/USP e as escolas agrícolas que deram origem a Unifal e UFMG.
Os itens encontrados foram: -Escola prática de agricultura; -Primeiro congresso brasileiro de ensino regional;
Correspondências que dizem respeito à organização e estrutura.
Os itens encontrados foram: -Resposta ao ofício do curso médio (1960); -Solicitação de programas aprovados para o curso médio (1959) - item não digitalizado; -Impossibilidade de manter o curso técnico - item não digitalizado; -Pedido de incorporação de ex aluno ao corpo docente para lecionar no curso médio; -Pedido de auxílio ao departamento de ensino médio do MEC; -Correspondência ente reitor e diretor do departamento de ensino médio sobre a situação dos técnicos agrícolas formados - item não digitalizado; -Opinião de um esaviano sobre a manutenção do curso médio; -Correspondência agradecendo aos trabalhos organizados para os cursos médio e elementar - item não digitalizado; -Correspondência sobre o caso do alojamento e refeição para os alunos do ensino secundário - item não digitalizado; -Correspondência informando que não mais haverá matrícula para o agrotécnico nesta universidade - item não digitalizado. -Ausência das aulas de física para o curso técnico (item não digitalizado); -Comunicação referente ao curso médio que a universidade manteve entre 1927 e '971 (item não digitalizado); -Exposição sobre o curso médio (item não digitalizado); -Posse de novo membro à presidência da associação do curso técnico (item não digitalizado); -Pedido de liberação de auxílio para a unidade de ensino médio (item não digitalizado).
Dossiê contendo relatórios de professores a partir das disciplinas ministradas.
Os itens encontrados foram:
-Relatório de excursão feita com o Curso Médio - João Torres Filho (1946) -Relatório Anual - Arlindo de Paula Gonçalves (1951); -Relatório Anual - José Ribeiro Filho (1951); -Relatório - Moacyr Maestri (1951); -Relatório - Flávio Augusto D'Araújo Couto (1951); -Relatório - Sem nome (1952) -Relatório final - Otto Andersen (1960); -Relatório - José Carlos Enrique Oliveira Begazo; -Relatório anual - Clibas Vieira (1960); -Relatório - Nestor C. dos Santos (1960); -Relatório Anual - Telmo Carvalho A. da Silva (1960); -Relatório - Manuel da Costa Lanna (1960); -Relatório do Curso Técnico de Agricultura - Dr. Geraldo Martins Chaves (1966); -Relatório de excursão à Juiz de Fora, Barbacena e Santos Dumont - José Resende Monteiro (item não digitalizado); -Relatório de excursão do M4 - A. Secundino S. José (item não digitalizado); -Relatório de visita do M4 - Diogo Oliveira de Mello (item não digitalizado); -Relatório de viagem do V3 E M3 à Leopoldina (item não digitalizado); -Relatório de excursão - Sebastião Gonçalves da Silva (item não digitalizado); -Relatório de viagem - Antônio Resende (item não digitalizado); -Relatório da excursão do M4 - Octavio A. Drummond (item não digitalizado).