Os jornais contemplam temas ligados a política, sociedade e economia do Brasil em todo o século XX. É perceptível em colunas ou reportagens as crises e reestruturações desses campos após a Segunda Guerra Mundial e a partir da instauração do Regime Militar no país. Além disso, caracterizam-se por seu papel informativo pela apresentação de notícias de caráter nacional e apresentam reportagens com balanços econômicos e da situação social da população brasileira no século XX, sendo possível analisar a partir dos mesmos as crises e reformas pelas quais o país passou em campos político, econômico e social.
Comentário a respeito da proclamação da Independência e o que se esperava da mesma; apresentação de termos de Projeto da Constituição; discurso apresentado aos soldados do Regimento de Cavalharia da 1ª Linha de Minas Gerais; Texto apresenta ideias sobre a determinação de D. Pedro na organização de uma Constituição.
O presente número é uma reprodução que festejava a proclamação da Independência do Brasil, abordando ideias sobre o progresso que tal evento prenunciava na época, as primeiras premissas de uma possível constituição e elogios a D. Pedro são apresentados.
As fotografias da família Bernardes constituem a maior parte desta coleção. Somam-se a elas publicações editoriais, científicas e biográficas correspondentes a vida pessoal e política de Arthur Bernardes. As imagens retratam o cotidiano familiar de Bernardes e sua trajetória política. Além disso, a coleção se complementa com documentos de homenagens post mortem publicados por viçosenses e por veículos de comunicação expressivos no cenário nacional.
A esquerda, a antiga sede do Fórum de Viçosa, hoje Câmara Municipal. Praça Silviano Brandão e ao fundo o início da Rua do Comércio, hoje, Benjamin Araújo.
Correspondências expedidas e recebidas por PH. Rolfs durante o planejamento estrutural e pedagógico da Escola e até o período em que foi diretor da mesma. Os documentos encontrados compreendem o período entre 1924 e 1927.
É formada por itens documentais que registram as atividades administrativas e pedagógicas da escola. As principais espécies documentais encontradas foram os “relatórios”, que tinham como função expor as principais ocorrências dos fatos, dos eventos, das principais despesas e transações ocorridas na Escola. Tais itens foram produzidos por alguma autoridade (Diretor, professor ou comissões) e eram encaminhados à autoridade superior, com objetivo de prestar contas.
Esta seção reúne documentos produzidos ou acumulados pela alta gestão da Esav, por seus órgãos colegiados, pela Junta Administrativa e demais órgãos envolvidos com a gestão administrativa ou pedagógica da Escola.
Projeto dos pavimentos (primeiro e segundo) do dormitório. Anotação: "Valem as alterações a nanquim, autorizadas pelos senhores diretores da Escola e da Agricultura. Assinatura não reconhecida." Belo Horizonte.