Coleção JPM - Coleção de Fotografias José Paulo Martins

A01 (2) A01 (3) A01 (1) A02 (2) A02 (3) A02 (1) A03 (2) A03 (3) A03 (4) A03 (5) A03 (6) A03 (7) A03 (1) Agros: Conclusão do plano de saúde Agropecuária: Inauguração do Centro de Pesquisas do Cerrado Agricultura: Educação Ambiental Administração e Economia: Reunião da chefia de departamento A08 (3) A08 (4) A08 (5) A08 (1) A08 (2) A09 (1) A09 (2) A10 (1) A10 (2) A10 (3) A11 (1) A12 (1) A12 (2)
Resultados 1 até 30 de 3725 Mostrar tudo
Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR MGUFV JPM

Título

Coleção de Fotografias José Paulo Martins

Data(s)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Dimensão: falta aferir.
Suporte: HD 2TB

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

José Paulo Martins, popularmente conhecido como “Zé Paulo”, é natural de Tiros-MG, mas viveu grande parte de sua vida em Viçosa. Nasceu em 26/08/1952, formou na UFMG em Comunicação Social no ano de 1978 e entrou na UFV em 15 de junho de 1981 como Técnico de Comunicação, lotado na Imprensa Universitária em 1996, ao qual foi confiada à função de Chefe da Divisão da Imprensa. Dentre as várias atividades desenvolvidas, teve sob sua responsabilidade a publicação do Jornal da UFV, atuando como editor; produtor dos conteúdos difundidos no site da UFV; colaborador de inúmeros jornais e revistas de Viçosa e Região e, também, foi poeta e escritor premiado. Segundo a homenagem feita pelo Jornal da UFV de agosto/setembro de 2013, Zé Paulo “foi um exemplo de generosidade, profissionalismo, e conduta ética e de luta por um país melhor”. Sua aposentadoria teve início no dia 14 de maio de 2012 e lamentavelmente veio a óbito no dia 30 de setembro de 2013 após alguns dias de enfermidade e internação.

História do arquivo

Procedência

Durante três décadas de dedicação prestados à UFV, José Paulo Martins empenhou-se em registrar e divulgar as mais variadas notícias e transformações ocorridas na Universidade, contribuindo tanto para a difusão da memória institucional quanto para a consolidação da excelência que a UFV tem dentro da sociedade brasileira. O armário de fotos herdado de José Paulo Martins, com imagens que retratam o cotidiano da Universidade ao longo dessas três décadas, após sua saída, em razão de sua aposentadoria, ficou guardado na antiga sala da Divisão de Jornalismo situada no Prédio Principal por mais de um ano, fechado, sem qualquer tipo de tratamento, exposto a mazelas e agentes degradadores que comprometem a conservação deste gênero documental tão sensível. Em 2013, a servidora Maria do Carmo Araujo informou ao economista Gustavo Sabioni, na época lotado na Reitoria, que o armário encontrava-se no subsolo do Edifício Arthur Bernardes, o mesmo nos contactou e, na sequência, fomos até o local e observamos que acontecia uma reforma (reparos estruturais) na sala onde encontrava-se o armário, o qual estava exposto a poeira e restos de entulhos resultantes da obra. Diante da situação, fizemos contato com a Divisão de Jornalismo/CCS e, após tratativas, foi confiado ao Arquivo Central e Histórico da UFV (ACH-UFV) a “custódia” daquele armário de fotos. Na sequência confeccionamos um termo transferência do armário e das fotografias e o recolhemos para as dependências do ACH-UFV.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Trata-se de registros fotográficos produzido ou acumulado pelo próprio, Jornalista e Fotógrafo, José Paulo Martins, que retratam, as paisagens, os personagens e os acontecimentos da Universidade Federal de Viçosa. A maior parte dos registro foram realizados após o período da Federalização da Universidade (1969).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Buscou-se manter a ordenação interna dos álbuns originais confeccionados pelo produtor da coleção. Os envelopes estão dispostos em ordem cronológica, e cada um representa um evento específico. As imagens, acondicionadas dentro de cada envelope/evento, foram ordenadas em ordem numérica.

Foram selecionadas uma média de cinco fotos por evento.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

O trabalho de avaliação e descrição da coleção contou com forte colaboração da historiadora Laryssa Sampaio Ferreira, à época bolsista do ACH-UFV. As atividades de revisão, digitalização e difusão da coleção conta com a participação da aluna Júllya Ágatha Monteiro Costa e do aluno Gleison Evangelista dos Santos Coelho, ambos graduandos em história e bolsistas do ACH-UFV.

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados

Depósito físico

  • Armário de arquivo: Armário da recepção do ACH