Crise

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Crise

Termos equivalentes

Crise

Termos associados

Crise

33 Fundos e Coleções resultados para Crise

33 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Esgotamento de recursos

Carta de Roy D. Bronson, co-diretor americano do Projeto Purdue-Uremg, para Edson P. Magalhães, reitor da Uremg. Informa a paralisação dos serviços do Projeto Purdue-Uremg devido ao esgotamento das verbas destinadas ao mesmo.

Dificuldades financeiras

Carta de Woods Thomas, diretor internacional de programas em agricultura, para Edson P. Magalhães, reitor da Uremg. Informa o itinerário de viagem e comenta sobre a situação financeira da Uremg.

Possibilidade de empréstimo

Carta de Woods Thomas, diretor internacional de programas em agricultura, para Edson P. Magalhães, reitor da Uremg. Informa sobre conversas com responsáveis pelo banco e solicita informações sobre a Uremg para possível empréstimo.

Edição nº Fragmento 12

A crise política, as reformulações de governo pelos quais passou o Chile no início da década de 70, são descritos em relato de jornalista que acompanhou grande parte dos acontecimentos.

Edição nº Fragmento 6

Apresentação das determinações do Ato Institucional nº 5; crise e divergências no partido oposicionista da época, o MDB, após a apresentação do Ato Institucional Nº 5.

Edição nº Fragmento 1

Principais determinações do governo de estado são apresentadas; apresentação e especialização de três problemas recorrentes nos Estados Unidos: a pesquisa técnico-científica, automação e urbanização; problemas políticos e crise civil da Argentina são comentados.

Edição nº Fragmento 1

Principais definições organizadas pelo Primeiro Encontro Nacional do Partido Democrático Cristão (PDC); comentário sobre as saídas criadas pelo governo federal para sanar os problemas causados pela crise do café; correspondência da Prefeitura de Campinas a respeito da especulação de sovietização do país; apresentação do substituto elaborado pela Câmara de Deputados para a reforma bancária; análise de alguns aspectos relacionados ao Estatuto do Trabalhador Rural; criação e resultados alcançados pelo Grupo Executivo de Racionalização da Cafeicultura (GERCA).

Edição nº Fragmento 1

Organização, administração e políticas do Banco do Estado de São Paulo; os fatores que antecederam a chamada, crise do calabouço, pelas determinações de demolição de um restaurante em São Paulo são apresentados.

Edição nº 222

Invasão dos norte-americanos à Ilha de Granada é notícia abordada na presente edição; ação do Congresso Nacional para a determinação de decretos e a crise econômica na qual o país estava inserido são pontos que demonstram as causas da insatisfação da população; defesa da terra por padres e posseiros que tem sua ação repreendida pelo governo com prisão é assunto também destacado na edição.

Edição nº 67

Luta por sindicatos livres e reiterações de dirigentes sindicais cassados são pontos das lutas por melhores condições trabalhistas descritos na edição; Congresso Nacional dos Profissionais em Educação tem sua organização comentada e importância para os professores; a crise do socialismo vivida tanto pela União Soviética quanto por Cuba tem seus aspectos e repercussões discutidos em artigo do jornal.

Edição nº 119

Descrição da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) e dos principais pontos ressaltados na organização da mesma; crise do INSS é descrita e reivindicações populares para a reformulação de projetos do instituto são colocadas.

Edição nº 41

Crise brasileira é retratada pelo aumento da inflação constatado no jornal; anúncio da organização da I Conferência Nacional por Sindicatos Livres feito pela Central Sindical Independente coloca perspectivas aos operários; greves e manifestações populares são colocadas demonstrando a insatisfação e condições da população causadas pela ditadura militar; convocação de um Ato de Solidariedade Internacional pela libertação de presos políticos do Irã, Nicarágua e El Salvador é colocada.

Edição nº 55

Greve do ABC paulista e mobilização da população são pontos caracterizados na edição; reivindicações e articulações para a satisfação das mesmas em relação ao ensino público organizadas por estudantes são retratadas na edição; documento apresentado por Luiz Carlos Prestes na crise do Partido Comunista Brasileiro coloca as carências do partido e as formas de saná-las.

Edição nº 56

Segunda semana de greve dos metalúrgicos em São Paulo é caracterizada pela edição junto ao colóquio sobre as ações do governo para a minimização do movimento; articulações de professores e estudantes para melhorias no ensino público são demonstradas; crise política da França é demonstrada na edição; panorama sobre a situação peruana em relação às mobilizações populares contra o governo e pela representatividade política dos trabalhadores é feito pelo jornal.

Edição nº 201

Luchino Visconti relata em entrevista sobre o filme “Violência e Paixão”; região do Irerê localizada no nordeste brasileiro é caracterizada por sua história política; crise espanhola é demonstrada junto aos problemas do programa sindical do país; temor dos bancos internacionais diante do endividamento interno de países subdesenvolvidos é comentado também na edição.

Edição nº 68

Crise política na Inglaterra seguida de dissolução do Parlamento e novas eleições são descritos; conferência promovida pelos Estados Unidos sobre a situação de crise energética no país tem seus principais pontos trabalhados ressaltados; escassez de mão de obra no Brasil é demonstrada; os impasses existente em torno do Acordo Nuclear brasileiro são explicitados também na edição.

Edição nº 39

Caracteriza se a representatividade do General Ernesto Geisel dentro do Superior Tribunal Eleitoral e sua atuação política em relação a campanha pela presidência; a crise pernambucana é descrita nesta edição comentando seus fatores e resultados; análise sobre a alimentação da classe trabalhadora feita em São Paulo é demonstrada.

Edição nº 510

Comentário sobre implementação de Usinas Nucleares no Brasil demonstra os riscos de contaminação e mortes por radiação; entrevista com o dirigente sindical João Carlos coloca em evidência sua vida nos movimentos estudantis e seu pensamento sobre o governo naquele ano; importância é dada aos movimentos grevistas justificados pela mobilização popular em busca da construção da abertura política; críticas à construção da anistia no Brasil, instalação da Usina Nuclear e inflação são demonstradas em quadrinhos; crise do petróleo e instalação ineficiente do Pro álcool é caracterizada; condenação e punição do jornalista Milton Soares são pontos também colocados na edição; denúncias contra o Sindicato dos Jornalistas feitas pela editora da família Bloch são explicitadas.

Edição nº 413

Situação da política brasileira é demonstrada pelo debate em relação as acusações contra Quércia; o pasquim novela demonstra os efeitos da crise na vida da população; o poeta maranhense Ferreira Gullar em entrevista coloca pontos de sua vida, política, música e carreira literária; situação política e econômica na América são demonstradas em coluna do jornal.

Edição nº 354

Crise Argentina daquele ano tem algumas de suas causas explicitadas; tirinhas fazem crítica a censura e a política brasileira.

Edição nº 394

A disputa entre as editoras; coluna discute a economia e articulações econômicas mundiais fazendo comparações com o passado; Entrevista com o músico e cantor Adoniran Barbosa, na qual este fala sobre sua vida e carreira; Críticas à política brasileira são feitas com relato da crise do ano de 77 no Maranhão; charge faz crítica à desigualdade social.

Edição nº 305

Coluna discute a ação intervencionista dos Estados Unidos na América Latina; situação política e social do Peru demonstra a movimentação pela reforma agrária no país; aumento dos preços de alimentos é demonstrado na edição que coloca sua relação com a crise sofrida pelos Estados Unidos.

Edição nº 217

Crítica sobre a política imperialista norte americana; sátiras e observações sobre a crise portuguesa também são apresentadas.

Edição nº 302

A situação de crise para a manutenção do jornal foi descrita com demonstrações de alternativas para a continuação das publicações; denúncia sobre o envolvimento de funcionários ou ex funcionários das forças armadas nas ações terroristas foi feita na edição com caracterização das articulações do grupo; problemas ou mortes de dirigentes sindicais e acusações contra os mesmos dentro da Lei de Segurança Nacional foram retratados pela caracterização dos julgamentos e de alguns dos acontecimentos que envolveriam esses assassinatos; história de Bezerra de Melo que em Mogi das Cruzes utilizou da carreira de padre para exercer influência sobre a população e prover sua eleição a parlamentar; comentário do Ministro da Educação, general Ludwig sobre a União Nacional dos Estudantes deteve do jornal um levantamento de um panorama sobre as ações, sucessos e insucessos das lutas empreendidas pelos estudantes; a constituinte e as posições do governo foram caracterizadas pelas ideias de Jarbas Vasconcelos, presidente regional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro; Amadeu Felipe da Luz Ferreira comandante da guerrilha do Caparaó no Rio Grande do Sul caracterizou o movimento diante de suas percepções ao participar do mesmo; problema do desemprego em São Bernardo do Campo foi colocado com o levantamento de questões sobre as implicações sociais dessa situação na cidade de São Paulo; problemas econômicos sofridos pelas empresas automotivas foram descritos diante das visões dos empresários e das ações dos mesmos em relação a exploração da mão de obra; a crise vivida na época pela Polônia foi caracterizada com os pontos de vista e articulações dos Partidos Poloneses para a reestruturação política; manifestações organizadas pela população da Iugoslávia em Kosovo foram caracterizadas na edição pelas ações e visões do governo diante dessas; reportagem colocou em destaque a reutilização das uniões entre Estado e Igreja provocadas por Ronald Reagan sendo os objetivos dessa política caracterizados; guerra civil que ocorria em El Salvador foi debatida em coluna que citou as causas da mesma.

Edição nº 255

A criação de um pacote para controle de crises políticas e econômicas foi caracterizada na edição; presidente Figueiredo deteve descrição de suas idéias quanto a viagem de cooperação econômica feita por ele à Argentina; denúncia de carros encontrados pela Delegacia de Roubos e Furtos do Rio de Janeiro repassados aos torturadores do regime e não aos verdadeiros donos; greve de estudantes da Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Viçosa foram colocadas em debate; os 41 dias de greve dos metalúrgicos do ABC paulista (São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano) foram caracterizados na edição demonstrando qual foi a saída encontrada e utilizada pelos empresários para a finalização da mesma; depoimentos feitos por mulheres sobre suas assimilações ao sindicalismo foram descritos para caracterização sobre a discussão da importância da participação feminina em órgãos de representação da população; decisão tomada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte sobre o reforço do poderio militar contra o expansionismo militar soviético foi colocado na edição com comentário geral sobre a situação dos países envolvidos; crise política de El Salvador sobre a contenção do movimento revolucionário do país e disputa das Forças Armadas para a repressão foram pontos demonstrados na edição em breve histórico sobre a crise no país; panorama sintetizou as principais greves ocorridas nos países europeus (França, Suécia, Inglaterra).

Edição nº 215

A reestruturação do governo da Nicarágua foi colocada na edição por meio da análise das articulações e discursos políticos dos membros do governo da época; crise americana foi debatida com demonstração das alternativas buscadas pelo governo para a diminuição do uso de combustíveis e experiências com outros tipos de combustíveis; avanços nas pesquisas e incursões ao espaço foram demonstrados em cronologia; charges demonstraram a manipulação da inflação e a política efetivada por Figueiredo; denúncias sobre a venda de medicamentos na Europa e vendidos no Brasil para controle de diabetes foram demonstradas; reportagem é apresentada sobre a atuação de Simonsen na economia brasileira e sua demissão, ressaltando as articulações e aspectos que o levaram a ser demitido; onda de movimentos grevistas que tomou conta de Belo Horizonte foi demonstrada com caracterização dos movimentos efetivados; reformulação da Lei Bancária pelo ministro da fazenda foi descrita com a demonstração da situação do Banco do Brasil e do Banco Central; entrevista com o secretário geral do PC do B João Amazonas obteve a exposição de idéias quanto a situação política nacional e internacional e articulações do movimento comunista.

Edição nº 169

O músico Hermeto Pascoal relatou sua compreensão sobre o Iº Festival de Jazz em São Paulo e sua carreira; charges ridicularizaram a corrupção, baixos salários e a ditadura brasileira; articulações do Movimento Democrático Brasileiro na votação de reformas de governo e na candidatura do general Euler Bentes Monteiro foram demonstradas; 64 acusados de tentar reorganizar o Partido Comunista Brasileiro absolvidos pelo Congresso Permanente de Justiça tiveram seus destinos demonstrados pelo desaparecimento de 8 deles e entrevista com filho de um desses desaparecidos em destaque; articulações do Centro de Informações do Exército e outros órgãos de repressão política para evitar a candidatura de oposicionistas foram retratados; situação precária de vida das populações da várzea do Rio Amazonas foi colocada em questão com descrição de diversos acontecimentos lá ocorridos; acordo nuclear entre Brasil e Alemanha foi descrito fazendo críticas ao governo; entrevista com integrante do Movimento do Custo de Vida de São Paulo demonstrou as reivindicações e modos de organização do mesmo; comentário sobre a crise econômica brasileira foi feito; economia e política chinesas foram caracterizadas também na edição; entrevista cedida por Alain Rouquié exemplificou as relações entre o Regime Militar argentino, a situação dos militares e da sociedade; política espanhola foi comentada com descrição do socialismo implantado na Etiópia.

Edição nº 55

Construção da Represa de Sobradinho na Bahia foi comentada na edição que demonstrou a mobilização da população e as perspectivas da mesma; as tensões entre a grande imprensa por popularidade entre o Jornal do Brasil e O Globo foram descritas em artigo que demonstrou o modelo de ação de cada uma; as modificações naturais e já esperadas pela construção da FIAT em Betim foram descritas pela representação disso no setor imobiliário junto a um histórico sobre a montagem da empresa; articulações das lideranças europeias para a melhoria de alguns pontos de crise dentro dos próprios países e no contexto mundial foram colocadas em artigo; entrevista com o cineasta Glauber Rocha abordou as novas perspectivas de governo e cultura para a época.

Edição nº 98

O advogado de Flávia Schilling fala, em entrevista, sobre o caso desta brasileira que foi presa no Uruguai; Panorama da prostituição na cidade de São Paulo (matéria fragmentada); Entrevista ao Professor Maurício Tragtenberg que responde sobre a situação de crise das Universidades brasileiras.

Resultados 1 até 30 de 33