Educação

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Educação

Termos equivalentes

Educação

Termos associados

Educação

35 Fundos e Coleções resultados para Educação

35 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Imprensa Alternativa

Os jornais contemplam temas ligados ao período da Ditadura, retratando a realidade brasileira na época do regime. Junto a isso, encontram-se assuntos ligados à sociedade, política, economia, cultura e educação e temas internacionais. São em sua maioria alternativos, ou seja, jornais que se desviaram do caminho seguido pela mídia tradicional e que tiveram o seu auge durante o regime militar no Brasil, fazendo críticas ao modelo socioeconômico vigente e indo contra a ditadura. Redigidos por jornalistas de movimento popular ou de orientação política de esquerda, os jornais alternativos lutavam de uma forma geral contra a intolerância política e buscavam formar uma identidade cultural calcada nos valores nacionais. Esta série contempla periódicos com esse perfil, justificando assim a sua denominação “Jornais de Esquerda”.

Edição nº 12

Balanço das ações do Projeto Rondon nos campos educacional, econômico e social; cooperação da fundação Projeto Rondon na organização dos objetivos e promessas da Reforma Universitária; mensagem de final de ano do Presidente da Fundação Projeto Rondon, Romero Juca Filho; aprovação do Plano Nacional de Informática e Automação; objetivos de atuação do Projeto Rondon de 1986 em Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná.

Edição nº 10

Conclusões feitas a partir do Relatório de sugestões e críticas sobre a educação no Brasil; considerações a respeito da nova atuação do Projeto Rondon na organização de seus programas em todo o país; entrevista com a Diretoria de Planejamento da Fundação Projeto Rondon apresenta as principais modificações feitas na sua estrutura e na própria fundação; coordenação do Projeto Rondon em Minas Gerais apresenta os principais objetivos e programa de trabalho para o estado; conclusões do relatório elaborado pelo Ministério da Educação são apresentados.

Edição nº 8

Objetivos de integração promovida entre Ministérios do Interior e da Educação são comentados; relato a respeito da situação econômico e social da Colônia de Itapoã no Espírito Santo; o diretor do Projeto Rondon, Sílvio Amorim, detalha os moldes e organização das modificações nos trabalhos do Rondon.

Edição nº 9

Considerações a respeito do Plano Nacional de Reforma Agrária, sua organização e instituições envolvidas; organização do Seminário Popular sobre a constituinte realizada no Rio de Janeiro; novas premissas de trabalho da Fundação Projeto Rondon são apresentadas pelo diretor administrativo, Antônio Carlos Dequech José; balanço dos problemas existentes na organização da educação brasileira e apresentação das medidas governamentais para a mesma; políticas e ações do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) pela educação no Brasil.

O Ateneu

A publicação foi organizada pelos estudantes do colégio Ateneu, da cidade de Muriaé. No periódico presente no ACH-UFV estão relacionados os problemas da falta de investimento em educação no Brasil e a construção de uma biblioteca municipal para a cidade.

Edição nº 37

Problemas da educação são comentados; notícias sobre a construção de uma biblioteca municipal.

Edição nº 3

Lançamento do livro do promotor Hélio Bicudo a respeito do seu contato com o Esquadrão da Morte; comentário de outros livros também são feitos os quais são das respectivas áreas: literatura, gravidez, artes plásticas, músicas, sociologia, cultura mexicana, educação e jornalismo.

Edição nº 4

Livro a respeito da biografia de Jimmy Carter é destaque da edição; publicações sobre cinema, psicologia, drama, literatura, educação, cultura, história, política e sociologia.

Edição nº Fragmento 4

Análise da situação educacional brasileira e elaboração de documento para aumento dos investimentos para educação; inclusão de aulas para prevenção de acidentes determinada no I Congresso de Saúde Escolar é comentada em texto.

Edição nº Fragmento 5

Balanço histórico sobre crise agrícola e usineira presente na Zona da Mata de Pernambuco; análise das verdadeiras implantações do Programa Estratégicos de Desenvolvimento 1968-70 criado pelo governo federal; contrário sobre os objetivos do Plano Nacional Agrícola do Ministério da Agricultura; planos de ação europeu para a regularidade na cobrança de taxas pelos negócios; comentário sobre a necessidade de investimentos no campo educacional para uma boa estruturação econômica do Brasil; cotação de preço agrícolas e balanço sobre os últimos acontecimentos da agricultura brasileira e mundial.

Edição nº 180

Texto apresenta a proposta de simplificação da ortografia brasileira pela Acadêmia de Letras; descrição dos principais acontecimentos da Quarta Exposição de Milho na Escola de Viçosa; apresentação dos principais lances e do resultado dos jogos do Campeonato promovido C.C.D; texto apresenta os desígnios de uma boa mãe; descrição dos principais fatos da Exposição – Feira Agropecuária e Industrial do Triângulo Mineiro.

Crítica

Os jornais retratavam situações que envolviam educação, economia e política brasileira, ressaltando aspectos que levavam em conta principalmente a proximidade das eleições da época e a organização dos partidos nos anos de 1974 a 1975, montando um panorama do governo brasileiro nesse intervalo de tempo.

Edição nº 6

A escolha de o Programa Integrar do Rio Grande do Sul para o recebimento do Prêmio Educação Rio Grande do Sul 98 e a forma de execução do mesmo foram descritos; consequências das políticas econômicas adotadas pelo governo sobre o mercado de trabalho nacional foram caracterizadas; apoio da Confederação Holandesa de Trabalhadores a projetos da UNITRABALHO foi destacado; entrevista com Gonçalo Guimarães coordenador do projeto de cooperativas tecnológicas populares da COPPE (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia) da UFRJ falou sobre a execução de tal projeto.

Fragmento 1

Ações das principais cooperativas do Rio Grande do Sul; ações pela educação no Rio Grande do Sul.

Edição nº 308

Exposição Agra Industrial e Comercial dos 25 anos de Tapera; instalação de destilarias em regiões do Rio Grande do Sul e seus impactos na economia; projetos que auxiliariam o produtor contra a seca ou enchente nas lavouras e seus funcionamentos; criação de coelhos e sua importância; depoimento do Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil coloca sua posição em relação a aspectos como Reforma Agrária, distribuição de renda e participação da população no governo; ações de apoio do Comitê Regional de Educação Rural.

Edição nº 13

Curso para criadores de Itapemirim organizados pela ACARES foi caracterizado; educação dos filhos foi assunto de artigo escrito pela supervisora regional da ACARES, Maria do Carmo Pretti; a iniciativa da ACARES em investimento sobre a Cooperativa Agrária de Jaciguá foi descrita com a comunicação dos resultados.

Edição nº 84

Convênios para desenvolvimento de projetos do Ministério da Agricultura e Conselho de Cooperação Técnica da Aliança para o Progresso foram demonstrados; caracterização das decisões da Junta Deliberativa do Escritório Técnico de Agricultura foi feita no informativo; reunião no Escritório Técnico de Agricultura entre diretores e representantes das Escolas de Ciências Domésticas e Educação Familiar foi descrita; contribuição do ETA no serviço de informação do mercado agrícola foi discriminada; participação do ETA na reunião em Costa Rica de Especialistas em Ensino Superior e Desenvolvimento na América Latina foram relatados com os principais temas trabalhados.

Edição nº 82

A greve de fome realizada em manifestação por liberdade de expressão e defesa de um ensino superior de qualidade foi retratada; relato sobre as principais ações pela greve e as possíveis consequências da mesma; descrição do inadequado orçamento disponibilizado pelo Ministério da Educação e Cultura o que dificultava nas negociações; caracterização das diversas articulações e organização das universidades diante da greve.

Edição nº 6

Questões educacionais e reivindicações dos professores para exercimento da carreira; a política salarial e a necessidade das reformulações salariais; as conduções do encontro entre os diretores da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES) e a ministra da Educação, Ester de Figueiredo Ferraz; projetos de expansão do Ensino Superior propostos pelo MEC.

Edição nº 67

Luta por sindicatos livres e reiterações de dirigentes sindicais cassados são pontos das lutas por melhores condições trabalhistas descritos na edição; Congresso Nacional dos Profissionais em Educação tem sua organização comentada e importância para os professores; a crise do socialismo vivida tanto pela União Soviética quanto por Cuba tem seus aspectos e repercussões discutidos em artigo do jornal.

Edição nº 74

Implicações da visita do general argentino Videla ao Brasil demonstram a insatisfação da população quanto a política do país; reivindicações da população pela liberdade do professor David Maximiliano de Souza dirigente da União dos Trabalhadores em Educação que foi preso sob a acusação de organizar atentado contra o presidente Figueiredo; a situação política da Polônia é colocada diante das manifestações de trabalhadores pelas mudanças de rumo do governo.

Edição nº fragmento 31

Crítica a Declaração dos Direitos da Criança, que recai diretamente sobre a ação do governo sobre os trabalhadores; entrevista com Leonel Brizola detêm deste as suas ideias sobre o regime político brasileiro; sátiras sobre falta de atenção a situação da população pela implantação do Pro álcool, falta de investimentos à educação inflação e críticas à abertura partidárias proposta por Figueiredo também são apresentadas.

Edição nº 381

Comentário sobre as reportagens que cobriram o escândalo da Assembléia Legislativa de São Paulo critica o sensacionalismo das editoras; falta de confiança no bom desempenho de ações políticas, na educação e economia, impulsionadas por jovens e o aumento da população idosa é debatido; Edson Arantes do Nascimento (Pelé), coloca aspectos de sua carreira, vida e responsabilidades em entrevista; derrubada da Catedral da Sé é demonstrada na edição; charges colocam crítica sobre a notícia de holocausto nuclear divulgada pelo Instituto Internacional para pesquisas sobre a Paz; segunda parte da entrevista com Mário Lago coloca em pauta os cursos que fez quando estudante, seu espírito de ativista estudantil, música, carnaval, lutas contra o preconceito, machismo e política; em homenagem ao dia da criança o jornal publica a Declaração dos Direitos da Criança.

Edição nº 276

Newton Carlos em coluna retratou o Relatório do Banco Mundial sobre a situação das sociedades de países subdesenvolvidos na época; tirinhas e sátiras colocam em foco questões sobre a educação, economia e sociedade.

Edição nº 74

Um panorama da situação da região metropolitana do Recife na época demonstrou as desigualdades sociais e os problemas estruturais da cidade; os problemas entre a imposição e execução de leis para a educação foram ressaltados pelo esforço das instituições escolares em colocar suas práticas dentro da Lei de Diretrizes e Bases; as causas dos aumentos do preço do feijão por sua escassez no mercado foram ressaltadas em reportagem; as articulações de empresários frente ao governo brasileiro para a “nacionalização” da Light Serviços de Eletricidade S.A. foram descritos na edição; a mão de obra feminina na época teve sua representatividade e apontamento de problemas feitos por um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que foi comentado no número; busca pela maior difusão da produção cinematográfica brasileira por discurso do Ministro da Educação Ney Braga foi comentada na edição que colocou as articulações do governo para a efetivação do projeto em evidência seguido de comentário sobre a dependência da TV brasileira da produção dos Estados Unidos.

Edição nº 52

Depoimento de um metalúrgico de São Bernardo do Campo demonstrou como era a vida destes trabalhadores; a situação da posse de terra por pequenos agricultores e as dificuldades que estes encontravam para se manter foi colocada pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e depoimento transcrito no jornal feito no simpósio sobre o Homem e o Campo; a situação de crescimento desordenado da cidade de Salvador na época foi comentada; Crédito Educativo, uma iniciativa da Caixa Econômica Federal e Ministério da Educação e Cultura foram descrito e obteve a demonstração de sua atuação; o tratamento da esquistossomose no Brasil apresentava problemas na época pela utilização de medicamentos mutagênicos o que foi discutido na edição; a mobilização baiana antes da independência brasileira foi demonstrada na edição pela comemoração do dia 2 de julho na Bahia como parte da ação da população que diminuiu a força do poder de Portugal em meados do século XIX; conflitos na África Austral foram demonstrados com colóquios sobre as causas dos mesmos; situação partidária encontrada na Itália foi demonstrada pelos resultados das eleições no país naquele ano que deixaram evidente a perda de poder da Democracia Cristã; artigo coloca crítica às idéias polêmicas de Millôr Fernandes sobre o Movimento Feminista, publicados na revista “Isto É”.

Resultados 1 até 30 de 35