Mostrando 67 resultados

Fundos e Coleções
Subseção
Visualizar impressão Visualizar:

Ensino Fundamental

Composta por documentos produzidos durante as etapas da educação básica, incluindo a educação de jovens e adultos no processo de alfabetização.

Eventos

Eventos acadêmicos, sociais e políticos relacionados ao desenvolvimento ou regulamentação do Ensino Básico e Profissional no território nacional.

Órgãos colegiados

Incluem-se documentos que registram o planejamento, a divulgação e o registro das reuniões dos órgãos colegiados da Esav. Os principais itens são as atas das reuniões com os relatos do que foi discutido e resolvido. A maioria foi redigida por um (a) secretário e todas foram lavradas pelos membros dos colegiados.

órgãos Colegiados

Sem título

É formada por itens documentais que registram as atividades administrativas e pedagógicas da escola. As principais espécies documentais encontradas foram os “relatórios”, que tinham como função expor as principais ocorrências dos fatos, dos eventos, das principais despesas e transações ocorridas na Escola. Tais itens foram produzidos por alguma autoridade (Diretor, professor ou comissões) e eram encaminhados à autoridade superior, com objetivo de prestar contas.

Palestras e preleções

Resumo, rascunhos e cópias dos discursos proferidos em ocasiões formais ou informais, tais como palestras e preleções realizadas com a finalidade de homenagear ou registrar o regresso e despedidas de Professores ou Diretores da Escola.
Palestra proferida por Belo Lisboa sobre o diploma de engenheiro agronomo honoris causa.
Discursos do Drº Jacinto Soares Souza Lima, colaborador da Esav e um dos fundadores da Semana do Fazendeiro.

Avaliação acadêmica

Informações sobre avaliação acadêmica, tais como, mapa de exames, classificação de alunos, frequência e mérito acadêmico:
Atas dos exames dos alunos do curso superior e médio de 1932 - 1949;
Amostragem do material sobre rendimento e frequência (CPAD UFV); amostragem de provas e sabatinas.

Representação estudantil

Assuntos relacionados a reivindicações dos estudantes da Esav e a estruturação das representações estudantis:
Getúlio Vargas reconhecendo a UNE como representação estudantil em âmbito nacional (1942);
Regimento do Diretório Acadêmico da Esav.
Reivindicação dos alunos em relação a Marcha Nicol Lopes (1944).

Resultados 1 até 30 de 67