Series 01 - Jornais Culturais

Identity area

Reference code

BR MGUFV JB.01

Title

Jornais Culturais

Date(s)

  • 1967-2003 (Creation)

Level of description

Series

Extent and medium

Suporte: Papel

Context area

Archival history

-Origem da documentação
Os jornais existentes no Arquivo Central e Histórico encontravam-se acumulados na sede do Diretório Central dos Estudantes da UFV (DCE), e por doação dos estudantes passaram a integrar o acervo do ACH-UFV. Esses periódicos chegaram ao Arquivo sem nenhuma organização, e atualmente já se encontram higienizados, acondicionados e classificados.

-Caracterização da Série
Os jornais que compõem esta série foram agrupados teoricamente de acordo com a temática em comum que os unem. Esses jornais são em sua maioria suplementos de jornais de circulação nacional ou criados por grupos universitários e instituições culturais. Apresentam artigos e notícias que identificam e caracterizam a cultura de grupos nas diversas manifestações artísticas.

-Importância dos documentos inventariados
Os jornais que compõem a série “Jornais Culturais” sob a guarda do ACH-UFV são de grande importância para o estudo das manifestações culturais e maneiras de interpretação da arte brasileira desde os anos de 1967, com a apresentação também de ideias e realidade vividos em épocas de transformações de cunho político e social brasileiras, sendo possível analisar os aspectos da época da vigência e fim do Regime Militar no Brasil, as inconstâncias políticas e econômicas pelas quais passou o governo do país até o início do governo de Lula.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Os jornais contemplam temas ligados a cultura na Ditadura Militar, análise de estilos literários e percurso artístico dos vários modos de expressão cultural.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

-Arranjo:
A série “Jornais culturais” está dividida em 19 subséries correspondentes à publicações de circulação nacional, as quais são: Aboio, ARS Média, Correio do Livro, Cultura Popular na Microrregião de Viçosa, Jornal da Música, Jornal de Cultura Ciência e Arte, Leia Livros, Livro, O Vapor, Perspectiva Universitária, Pícaro, Record, Suplemento Cultural do Estado de São Paulo, Suplemento Feminino do Estado de São Paulo, Suplemento Literário, Suplemento Literário de Minas Gerais, Suplemento Literário de São Paulo, Teatro ao Encontro do Povo, UFMG.

  • Ordenação:
    Os jornais estão acondicionados em gavetas, seguem o quadro de arranjo proposto para coleção e estão ordenados cronologicamente. Esse esquema, também, serve como meio para localizar os originais, pois cada edição é acondicionada em uma "camisa", nesta é registrado (a lápis) no canto inferior direito a notação de arranjo seguido de números após um traço, que representam o a identificação da camisa, como exemplo, temos a combinação numérica, 05.01.02-01.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Sem restrições de acesso

Conditions governing reproduction

Mediante acompanhamento da Equipe do ACH-UFV

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Guia da coleção Jornais do Brasil

Allied materials area

Existence and location of originals

ACH-UFV S06 GAV1-3

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

05.01.01

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Accession area

Related people and organizations

Related genres

Related places

Physical storage

  • Filing cabinet: GAV JOR 01
  • Filing cabinet: GAV JOR 02
  • Filing cabinet: GAV JOR 03