Sociedade

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Sociedade

Termos equivalentes

Sociedade

Termos associados

Sociedade

48 Fundos e Coleções results for Sociedade

48 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

O Pasquim

Os periódicos contêm sátiras e charges de críticas ao governo, buscando demonstrar diversos aspectos da sociedade e da economia brasileira. Suas críticas estão presentes em reportagens e artigos e também em entrevistas que foram organizadas à época, demonstrando desde a vida dos entrevistados até suas idéias sobre a política e a cultura brasileira.

O Pasquim

Em Tempo

Os periódicos contêm análises críticas realizadas pelos editores com relação a políticas internas e externas norte-americana, ao sistema político, econômico e partidário brasileiro, além de aspectos da economia e política mundiais que refletiam no país ou eram analisados como comparativos aos brasileiros.

Em Tempo

Imprensa Alternativa

Os jornais contemplam temas ligados ao período da Ditadura, retratando a realidade brasileira na época do regime. Junto a isso, encontram-se assuntos ligados à sociedade, política, economia, cultura e educação e temas internacionais. São em sua maioria alternativos, ou seja, jornais que se desviaram do caminho seguido pela mídia tradicional e que tiveram o seu auge durante o regime militar no Brasil, fazendo críticas ao modelo socioeconômico vigente e indo contra a ditadura. Redigidos por jornalistas de movimento popular ou de orientação política de esquerda, os jornais alternativos lutavam de uma forma geral contra a intolerância política e buscavam formar uma identidade cultural calcada nos valores nacionais. Esta série contempla periódicos com esse perfil, justificando assim a sua denominação “Jornais de Esquerda”.

Edição nº 01

Comentário sobre a comemoração do 5º aniversário e apresentação dos objetivos para o movimento; texto analisa a contribuição da sociedade em geral na cultura do consumo; comentário sobre os trabalhos e objetivos do The Who “Grupo pop da Inglaterra; o repórter Jesus Cristo tem espaço em entrevista na qual apresenta suas ideias a respeito de cultura clássica e sociedade brasileira; análise dos fatores de criação do teatro; texto aborda a cultura antiga; mito urbano é tema analisado em texto; o teatro nas diversas eras históricas é feito na África são descritos; Copacabana é analisada diante da apresentação de sua arquitetura vertical; imposição de análise na questão da arte como minoritária e massificada; folguedo de bumba-meu-boi é descrito.

Edição nº 21

O suplemento traz a arte e filosofia na sociedade tecnológica; a análise do estatuto e da arte, bem como das funções e da situação do filósofo e do artista na sociedade da época é o que intenta esta matéria.

Folha de Viçosa

O jornal traz notícias da cidade de Viçosa relacionado à política, esportes, sociedade e cultura.

Jornal da Região

O jornal traz notícias da cidade de Viçosa e de toda a região, com amplo conteúdo sobre política, esportes, religião, sociedade e cultura.

Edição nº 1858

Eleições em Viçosa são analisadas; comemorações dos 133 anos de Viçosa; inauguração da Cadeia Pública de Viçosa; greve de bancários; comentário sobre obras de calçamento em Nova Viçosa e Conceição; apresentação de uma fictícia entrevista com Friedrich Engels acerca da organização da sociedade; esportes em Viçosa; orientações para policiais sobre providências para o dia das eleições municipais; notícias policiais.

A Cidade

O jornal retrata assuntos do cotidiano da cidade de Viçosa, política, sociedade e notícias da Uremg.

Sem título

Os jornais descrevem a situação de cidades formadoras da Zona da Mata mineira e apresentam visões e notícias externas à Universidade Federal de Viçosa. Deste modo, é fonte para pesquisa dos mais variados aspectos relacionados à economia, sociedade e cultura da região. Também, com relação à modificação ou continuação de fatores relativos a esses aspectos a partir do contato e existência da instituição na região.

Edição nº 12

Balanço das ações do Projeto Rondon nos campos educacional, econômico e social; cooperação da fundação Projeto Rondon na organização dos objetivos e promessas da Reforma Universitária; mensagem de final de ano do Presidente da Fundação Projeto Rondon, Romero Juca Filho; aprovação do Plano Nacional de Informática e Automação; objetivos de atuação do Projeto Rondon de 1986 em Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná.

Edição nº 7

Editorial afirma que o país passa por uma transição política e social chamando a reflexão sobre o que é possível para cada um fazer; apresentação da estrutura e organização da usina hidrelétrica de Tucuruí; objetivos e modelo organizacional da Secretaria Estadual de Ação Comunitária são apresentados; ponderação do presidente da Fundação Projeto Rondon, Romero Jucá Filho, a respeito do orçamento e necessidade de modificações de alguns das promessas da instituição; valores percentuais de aplicação de renda direcionada a educação são apresentadas; necessidade de organização de uma Assembleia Constituinte para o Brasil e apresentação do quadro político brasileiro; IV Seminário Nacional de Reforma Universitária tem as suas principais determinações e temas abordados descritos.

Edição nº 23

O livro de destaque é de José Honório Rodrigues o qual apresenta uma análise das mudanças política sociais brasileiras; crítica de livros de literatura , psicologia, conto, romance, biografia, literatura infantil e sociologia.

Edição nº Fragmento 15

Conflitos entre Vietnã do Norte e do Sul são comentados a partir do acordo de cessar fogo; em entrevista John Diebold apresenta os principais efeitos e benefícios da relação “máquina e ser humano”; são descritos os objetivos e as ideias da sociedade geral e a respeito da ciência; papel da família na organização da sociedade.

Edição nº Fragmento 13

Objetivos e principais debates abordados no 1º Simpósio Nacional do Cinema Brasileiro são comentados em texto; elementos de trabalhos fotográficos são descritos; pronunciamento de Robert Muller a respeito da vida em sociedade e desafios da humanidade; texto apresenta o cotidiano dos brasileiros em outros países; questão de adoção de crianças brasileiras por outros países é comentada a partir da análise de vantagens e problemas de tal prática; apresentação de remédio para evitar infarto e outros problemas cardiovasculares.

Edição nº Fragmento 5

O projeto de reestruturação da educação brasileira “Articulação da Escola Média com a Superior” é apresentada a partir de seus principais objetivos; balanço a respeito da Reforma Universitária ocorrida no Rio de Janeiro; o Ministro da Educação e Cultura, Tarso Dutra, apresenta em texto os objetivos da reforma e educacional que era empreendida no Brasil; texto do presidente do DCE da UFRJ, Walmir Soares, fala a respeito dos impactos das reformas na vida dos estudantes; balanço sobre o papel da universidade em detrimento da cultura; os modelos empregados na formação tecnológica e social são apresentados por professores de cada área.

Edição nº Fragmento 2

Necessidade de mensuração de todos os aspectos circundantes da vida; texto faz análise do comportamento de pessoas adultas que se portam como adolescente, tal análise leve em conta aspectos culturais, sociais e até econômicos; análise dos meios e técnicas de design gráfico no Brasil, obra de Seamus Heaney e de Zulmira Ribeiro Tavares; texto a respeito da descendência do homem e sobrevivência de catástrofe vulcânica; análise do planeta Júpiter são descritos.

Edição nº Fragmento 9

Esse exemplar, traz, como reportagem principal a comemoração dos 70 anos da UFV; outra reportagem, ainda na primeira página, uma homenagem de devotos ao padre Eustáquio, na igreja Sagrados Corações; na página dedicada a política, a reportagem que leva o título de “PT abandona o discurso light”; segundo o jornal, isto significa que “militância é convocada para reforçar campanha petista em Belo Horizonte; ainda no mesmo caderno o jornal traz uma tabela dos municípios de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Contagem. Nas cidades pesquisadas, o principal problema apontado pela população é o atendimento à saúde, ou seja, a “Saúde é a dor de cabeça da maioria dos eleitores”, como é intitulada a matéria; o jornal traz um breve balanço da cidade de Uberlândia, que comemora o seu centésimo oitavo aniversário; na matéria é traçado o perfil da cidade, número de habitantes, o número de escolas, as indústrias, os hospitais, a quantidade de arrecadação e o PIB.

Edição nº Fragmento 1

Análise da situação econômica e social da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento; resultados da organização da separação do setor petroquímico da Petrobrás são comentados; reação do meio financeiro dos Estados Unidos com o fechamento da reservas internacionais do ouro é relatado; pontos relevantes a promoção de uma política de armazenamento são apresentados; texto discute o sistema de estudo das Ciências Políticas no Brasil determinados também pela ação da opinião pública; comentários a respeito do sistema de concorrência empregado no capitalismo; são comentados a construção e manutenção das estradas ferroviárias; procedimentos do governo francês no controle das mídias de comunicação; legislação e visões a respeito da atuação da publicidade no Brasil; cotação de produtos avícolas e agrícolas; financiamentos direcionados à pecuária no sul e centro do Brasil são comentados; balanço da produção agropecuária no Brasil e no mundo.

Correio da Manhã

O jornal é informativo acerca das questões do Brasil no ano de 68. Por isso, apresenta análises sobre a CPI da venda de terras, movimentos estudantis e as determinações da Reforma Universitária, ação das missões religiosas, análises da situação econômica da América Latina, representatividade da publicidade no Brasil e outros temas a respeito da política e economia brasileiros.

Correio Carangolense

A edição apresenta as principais ocorrências da cidade de Carangola e região, como também questões da política e sociedade brasileira da época.

Sem título

Jornais produzidos, predominantemente, pelos estudantes que abordaram em distintas épocas da Universidade, diversos aspectos da vida estudantil na cidade de Viçosa desde os anos de 1945, possibilitando uma visão a respeito da convivência dos estudantes com a Instituição. Além de pontuarem assuntos diversos, com críticas e observações feitas pelos estudantes sobre a sociedade e também sobre a Universidade.

Sem título

Os jornais contemplam temas ligados a política, sociedade e economia do Brasil em todo o século XX. É perceptível em colunas ou reportagens as crises e reestruturações desses campos após a Segunda Guerra Mundial e a partir da instauração do Regime Militar no país. Além disso, caracterizam-se por seu papel informativo pela apresentação de notícias de caráter nacional e apresentam reportagens com balanços econômicos e da situação social da população brasileira no século XX, sendo possível analisar a partir dos mesmos as crises e reformas pelas quais o país passou em campos político, econômico e social.

De Fato

Este conjunto reúne jornais que retratam características da política e da sociedade mineira em entrevistas, reportagens e artigos. O enfoque dado à cultura e à política brasileira também entra em debate com os problemas sofridos dentro do estado de Minas Gerais.

Opinião

Os periódicos contêm análises das principais ocorrências políticas e sociais brasileiras por meio de reportagens, artigos e entrevistas com políticos, principalmente com analistas políticos e econômicos da época. Questões de caráter mundial encontram-se também presentes para comparações e discussões sobre as ações do governo brasileiro.

Opinião

Versus

Os periódicos apresentam reportagens ligadas a problemas sociais da América Latina, demonstrando movimentações sociais, problemas econômicos e a organização dos partidos brasileiros da época.

Versus

Movimento

Os periódicos apresentam caráter crítico, principalmente com demonstração de questões sociais e econômicas brasileiras, também apresentando análises sobre a conjuntura mundial dos anos de 1975 a 1981, que englobam governos e economias de países que mantinham relações com o Brasil ou que nesse tempo firmavam contratos com o país.

Movimento

Edição nº 26

Reunificação das datas da folha de pagamento dos funcionários da administração deteve comentário sobre a repercussão na economia global; Seminário Internacional sobre a Sociedade e Reforma do Estado realizado em São Paulo foi descrito segundo os principais temas trabalhados; difusão de informações sobre atividades do Governo Federal organizada pelo Serviço de Protocolo Geral do Ministério da Administração foi caracterizada; Prêmio Qualidade do Governo Federal de atendimento e qualidade dos serviços nos órgãos públicos foi descrito e noticiado.

Edição nº 7

Anúncio da visita de Frank Sinatra ao Brasil foi feito; problemas sociais do interior de Rondônia foram caracterizados; Luiz Carlos Maciel criticou a organização da justiça brasileira; pequenas notas sobre o Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Barranco, O Globo e Última Hora.

Resultados 1 até 30 de 48