Teatro

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Teatro

Termos equivalentes

Teatro

Termos associados

Teatro

29 Fundos e Coleções resultados para Teatro

29 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Sem título

O jornal foi criado para ampliar as ações do grupo “Teatro ao Encontro do Povo” que buscava a popularização e difusão da cultura do teatro. As publicações são reflexivas sobre as várias fazes do teatro no âmbito da cultura mundial, cultura de consumo e organização de movimentos de massa.

Edição nº 01

Comentário sobre a comemoração do 5º aniversário e apresentação dos objetivos para o movimento; texto analisa a contribuição da sociedade em geral na cultura do consumo; comentário sobre os trabalhos e objetivos do The Who “Grupo pop da Inglaterra; o repórter Jesus Cristo tem espaço em entrevista na qual apresenta suas ideias a respeito de cultura clássica e sociedade brasileira; análise dos fatores de criação do teatro; texto aborda a cultura antiga; mito urbano é tema analisado em texto; o teatro nas diversas eras históricas é feito na África são descritos; Copacabana é analisada diante da apresentação de sua arquitetura vertical; imposição de análise na questão da arte como minoritária e massificada; folguedo de bumba-meu-boi é descrito.

Edição nº 02, 03, e 04

Ideia de oferta da apresentação de uma peça teatral antes de uma partida de futebol em Londrina; comentário sobre a personalidade vista na sociedade; análise das evidências sobre a existência do teatro desde a antiguidade; ações do Instituto Silo Meireles na cidade de Ipanema; descrição do rito mortuário do nordeste, denominado Incelença.

Edição nº 03

Texto é elucidativo sobre a organização dos movimentos de massas e da produção cultural na sociedade; a história da produção do teatro grego é contada a partir da representação da figura do Ésquilo; texto apresenta a utilização do território marítimo brasileiro e cultura do fandango.

Edição nº 743

Biografia e produção artística de Picasso são descritos; apresentação de livros acerca da pintura; análise da história da arte a partir dos anos 80; produção de arte em cerâmica na Europa e presença de Picasso na sua produção; também são apresentados textos a respeito da representatividade da obra de Picasso no teatro e escultura.

Sem título

O periódico foi organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e nele são presentes entrevistas com escritores e sujeitos das mais diversas áreas artísticas do Brasil. As principais discussões e reflexões dos textos são referentes à produção cultural, literatura e teatro.

Edição nº 14

O exemplar traz como matéria principal as obras impressionistas de Claude Monet, e uma revisão de 50 anos depois; abordada a figura de dramaturgo inglês da pós-graduação na área dedicada às letras; Arnold Wesker inclui em seu teatro problemas políticos e sociais de seu tempo.

Edição nº 88

Apresentação de críticos sobre livros de literatura, política, história, sociologia, religião, ficção e teatro; lista dos livros mais vendidos na época.

Edição nº 54

Comentário sobre as festividades de formatura; comentário sobre o significado e história da Bandeira do Brasil; atuação do teatro universitário de Viçosa na vida cultural da cidade; atos desrespeitosos por parte da juventude ao juiz de direito da comarca; apresentação dos mestres formados em economia rural; coluna apresenta uma reflexão acerca do falso nacionalismo; significado do trabalho na crença católica; necessidade de atenção do poder público de Viçosa a aqueles que precisam de assistência; atuação de equipes viçosenses nos esportes; relato de sucesso de integrante do grupo 4s de Estiva; moção de solidariedade ao juiz de direito pelos atos de vandalismo sofridos pela atuação dos jovens; notícias sobre a cidade de Cláudio.

Edição nº 12

5 anos da instalação do AGROS; novos admitidos na UFV visitam o AGROS; comissão estuda alteração do estatuto; apresentação teatral “ Nossa Cidade”.

Edição nº 94

Análise do problema institucional brasileiro é presente na edição com sugestões de políticos e cientistas para a redemocratização do país; notícias sobre a conferência mundial sobre a população que reuniu vários políticos que relataram as principais características da demografia da época; sobre teatro há a entrevista com o escritor da peça “Apareceu a Margarida”, Roberto de Athayde.

Edição nº 17

Encontro entre o presidente da república Médici e o bilionário americano proprietário de terras na Amazônia, Daniel Keith Ludwig é colocado na edição; projetos de implantação do socialismo na França e no Chile que ainda seriam julgados em eleições parlamentares são descritos na edição; guerra do Vietnã é debatida em artigo de uma analista do sudeste asiático, Frances Fitzgerald; Dias Gomes é entrevistado relatando sobre sua carreira como autor teatral e de telenovelas.

Edição nº 400

Crítica aos acontecimentos na política e economia brasileira; Comentário sobre as modificações feitas pelo técnico Brandão na seleção brasileira; Entrevista com Jane Fonda, na qual a atriz fala de sua carreira, vida pessoal e os trabalhos que ela executava em 77; coluna sobre a desigualdade de renda; Na coluna de Newton Carlos fala-se sobre guerras e os modos de destruição utilizados; Augusto Boal conta histórias sobre a censura no Teatro; Charge faz crítica a ressuscitação da Declaração dos Direitos Humanos feita por Jimmy Carter.

Edição nº 371

Governos da América Latina foram analisados na edição com maior ênfase nos sistemas políticos de Argentina e Uruguai; Yang e Gugu falam em entrevista ao jornal sobre teatro.

Edição nº 380

Pequenas crônicas criticam acontecimentos do governo; competição por público leitor é demonstrada e criticada na edição; Mário Lago fala em entrevista sobre sua vida, política, teatro e carreira como compositor, advogado, ator e escritor; órgãos de segurança nacional dos países da América latina são caracterizados.

Edição nº 206

Peça teatral escrita por crianças e concorrente ao Festival Interno de Teatro de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, censurada por seu conteúdo teve sua descrição na edição; charges criticavam a anistia, política de abertura e inflação; atuação do Esquadrão da Morte na baixada fluminense no Rio de janeiro foi descrita com estimativa de mortos e contextualização do histórico do movimento; estimativa da produção agrícola brasileira teve a caracterização dos prejuízos no setor; situação dos funcionários públicos demonstrou as causas das movimentações grevistas da classe; análise sobre o funcionamento dos programas nucleares dos Estados Unidos e Alemanha foi utilizada na comparação para a demonstração da necessidade de ações como essas no governo brasileiro; reformulação partidária debatida no Congresso Nacional foi caracterizada na edição com a descrição do modelo de funcionamento dos partidos brasileiros; eleições italianas foram caracterizadas pela ação da juventude e ações da população; a posição do ministro de exterior cambojano Ieng Sary nos trabalhos junto ao movimento dos não-alinhados foi descrita; visita do papa João Paulo II ao Leste Europeu foi descrita.

Edição nº 108

As dificuldades de entender e colocar em prática algumas das reivindicações da central sindical inglesa pelo partido trabalhista demonstrou a insatisfação dos trabalhadores; as lutas pela sobrevivência dos teatros foram descritas tomando exemplo do histórico do Teatro Arena de Porto Alegre.

Edição nº 77

O diretor de Teatro Zé Celso Martinez retrata sua carreira, censura no meio teatral e seu exílio; Roniwalter escritor mineiro tem sua trajetória e obras representadas na edição.