Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
O projeto teve seu inicio em 2016 tendo como ponto de partida em um caderno doado à AEA, que pertenceu ao professor Arlindo de Paula Gonçalves, um dos pioneiros na área de preservação ambiental no Brasil. Ele dedicou parte de sua vida a um levantamento sobre as árvores que registram a passagem de várias turmas de estudantes pela UFV.
Os dados coletados por Arlindo de Paula foram completados com a ajuda dos arquivos da Coordenadoria de Comunicação Social e com pesquisas de campo. Além das Árvores das Turmas, foram registradas outras especiais, plantadas em quinquênios comemorativos de formaturas de ex-alunos, e em eventos realizados no campus Viçosa.
O projeto de resgate conta com o apoio do Departamento de Engenharia Florestal, representado pelo professor Eduardo Euclydes Borges, e do Departamento de Fitotecnia, representado pela professora Ângela Cristina Oliveira Stringheta, que é também presidente da AEA.
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Imagens e informações sobre as árvores das turmas que se formaram na UFV. As árvores de formatura formam plantadas por ano ou semestre de diplomação e as comemorativas em marcos específicos, como quinquênio, decênio ou cinquentenário das turmas.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Esse trabalho teve origem nos apontamentos do professor Arlindo de Paula Gonçalves que orientou, acompanhou e registrou os plantios de árvore desde a década de 1920 (árvore das primeiras turmas) até 1990.
Nota
Dentro do Projeto de Resgate e Manutenção das Árvores de Formatura, anualmente são verificadas, ´por quinquênios, as árvores e caso falte algum item (árvore, placa ou pedestal) eles são recompostos pela equipe do Projeto.
Nota
O Projeto contou com os trabalhos da Florestal Junior - UFV, em 2017 fez o levantamento "in loco" das arvores inventariando as arvores, placas, arboretos e georreferenciamento. O aplicativo ColetAPP, voltado para a coleta de dados georreferenciados, gentilmente cedido pelo Professor Lucas Vegi do DPI-UFV, foi a ferramenta utilizada pela Florestal Júnior.
Nota
Em caso de dúvidas e, ou, informações fineza encaminhar e-mail para: aeaufv@ufv.br