Mostrando 2440 resultados

Fundos e Coleções
Coleção Jornais do Brasil
Visualizar impressão Visualizar:

1357 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Sem título

O jornal foi criado para ampliar as ações do grupo “Teatro ao Encontro do Povo” que buscava a popularização e difusão da cultura do teatro. As publicações são reflexivas sobre as várias fazes do teatro no âmbito da cultura mundial, cultura de consumo e organização de movimentos de massa.

Edição nº 10 (ano 01, nova fase)

Tales Lima descreve o universo do teatro; texto sobre o homem e a medida de todas as coisas; Ruiz Labres “as abelhas – um coletivismo biológico”; poesia da Niguaragua- Teresinha Alves Pereira; o teatro de Vargas- Elcio Mendes Lage; geração paralela-Alcimar Fernandes Pereira; o nascimento do teatro latino- Otto Buchsbaum; discagem direta; seção de cartas; Willian Guthrie: a sociedade do consumo; entrevista com Bastos Mello; Lico napoleões da noite; poemas; política: a limitação das perspectivas

Edição nº 02 (ano 01, nova fase)

Reflexão sobre a amplitude que os movimentos culturais deveriam tomar; análise do movimento teatral desde a antiguidade; análises dos trabalhos em loteria; difusão do teatro africano na Europa; Jesus Cristo o repórter tem espaço em entrevista para apresentação de suas ideias sobre vida e sociedade; texto elenca uma teoria sobre a evolução da história, crônicas; descobrimentos arqueológicos da sociedade de suméria são pontos comentários; descrição do visto mortuário denominado Incelença do Nordeste do Brasil.

Edição nº 01 (ano 03)

Explicações e questões concernentes ao crescimento da violência são comentados; obra e vida de Menandro são apresentados como também uma cronologia da produção teatral; Eisteddfod rito realizado na Inglaterra é descrito; Otto Buchsbaum um dos precursores do movimento “Teatro ao Encontro do Povo” apresenta em entrevista suas ideias a respeito do que era feito pela cultura, os objetivos do movimento e cultura popular.

Edição nº 11 (ano 02)

Principais características da popularidade do futebol no Brasil são apresentadas; reflexões sobre o individualismo que cerca a natureza humana são apresentados; breve análise da literatura e teatro na Grécia; educação pelo estímulo da arte e teatro no Instituto Júlio Verne são descritos; a religião de Shiva no Sul da Índia é descrita; as principais características do movimento do Teatro Negro são apresentadas em artigo; representação e modos de organização do teatro Japonês são descritos.

Edição nº 10 (ano 02)

O modelo de escrita das peças teatrais de Aristófanes é descrito; Federico Garcia Lorca é homenageado com apresentação de sua biografia e descrição do seu estilo de escrita literária; tentativas de realização da previsão do futuro; realização de uma confraternização nacional do Teatro de Rua; avanços da odontologia são citados em texto com relação a tratamento desse tipo com fins estéticos.

Edição nº 09 (ano 02)

Objetivos da organização do 1º Seminário de Teatro Popular são descritos; objetivos e repercussões das modificações da moda; obra de Aristófanes e herança deixada por esta são apresentados; conferência intitulada “Panorama de Teatro Moderno” realizada no II Festival de Inverno de Itajaí tem os objetivos e principais pontos abordados descritos; texto representa um pequeno panorama da cultura africana do século XVI; as tendências de “uniformização” das culturas são discutidos a partir de suas possibilidades e vantagens.

Edição nº 08 (ano 02)

O trabalho do teatro tem seu sentido explicitado pelas perspectivas de quem atua e o produz e de quem é assistente; a existência de necessidade da humanidade; representação da obra de Eurípedes no Teatro Mundial; tradições monárquicas do Egito são descritas; importância e objetivo do Teatro Popular são descritos; movimento denominado romântico-nostálgico do teatro é descrito.

Edição nº 06 (ano 02)

Os movimentos culturais populares no Brasil são comentados a partir de sua importância; coletivismo é tema de análise com utilização da comparação com as abelhas; obras de Sófocles é comentada em conjunto com sua trajetória de vida pessoal; a produção e constante busca de ampliação da tecnologia; o Establishment é comentada com relação a sua amplitude mundial; um pouco da história da cultura egípcia; texto apresenta o fenômeno da sociedade Permissiva; projeto de dramatização do alfabeto feito pelo Instituto Sylo Meirelles.

Edição nº 04 (ano 02)

Os problemas de violência ocorridos durante os tempos são apresentados; a produção do drama no teatro grego por Ésquilo é apresentado em texto analítico da sua obra; comédia musical foi estilo crescente nos Estados unidos na época e abre precedente em texto para análise da globalização de elementos culturais; origem e contatos da civilização chinesa com a europeia são analisados para apresentação dos principais traços culturais; resultados do ciclo de conferência feito em Copacabana “História do Teatro Mundial”; a trajetória do teatro no Japão é comentada.

Edição nº 03 (ano 02)

Texto é elucidativo sobre a organização dos movimentos de massas e da produção cultural na sociedade; a história da produção do teatro grego é contada a partir da representação da figura do Ésquilo; texto apresenta a utilização do território marítimo brasileiro e cultura do fandango.

Edição nº 02 (ano 02)

Contos, poemas, comentários de livros sobre loucura e de literatura; a região do Parque do Itatiaia é descrita a partir de sua beleza; análise da produção do teatro na Grécia; projeto do Instituto Sílvio Meirelles; organização das construções em centros das cidades.

Edição nº 02, 03, e 04 (ano 1)

Ideia de oferta da apresentação de uma peça teatral antes de uma partida de futebol em Londrina; comentário sobre a personalidade vista na sociedade; análise das evidências sobre a existência do teatro desde a antiguidade; ações do Instituto Silo Meireles na cidade de Ipanema; descrição do rito mortuário do nordeste, denominado Incelença.

Edição nº 01 (ano 1)

Comentário sobre a comemoração do 5º aniversário e apresentação dos objetivos para o movimento; texto analisa a contribuição da sociedade em geral na cultura do consumo; comentário sobre os trabalhos e objetivos do The Who “Grupo pop da Inglaterra; o repórter Jesus Cristo tem espaço em entrevista na qual apresenta suas ideias a respeito de cultura clássica e sociedade brasileira; análise dos fatores de criação do teatro; texto aborda a cultura antiga; mito urbano é tema analisado em texto; o teatro nas diversas eras históricas é feito na África são descritos; Copacabana é analisada diante da apresentação de sua arquitetura vertical; imposição de análise na questão da arte como minoritária e massificada; folguedo de bumba-meu-boi é descrito.

Edição nº 05 (ano 02)

Ideias sobre o progresso do mundo relatados por Teilhard Chardin são transcritos na apresentação de dicas do mesmo para a melhoria de vida pessoal; trajetória de vida e obra de Sófocles são descritos; um local da Suíça no Brasil é como define-se no jornal a apresentação do São Moritz; os objetivos e dificuldades pelos quais passou o movimento do Teatro ao Encontro do Povo são apresentados em entrevista com uma de suas fundadoras, Florence Buchsbaum; a produção do teatro popular no Japão é descrito.

O Bandejão

Informativo do Diretorio Central dos Estudantes - DCE - UFV. Circulou nos anos 70 e 80.

O Bonde

O jornal apresenta diversos aspectos da vida estudantil, mostrando seu cotidiano, suas relações sociais, manifestações, criticas, humor, reivindicações e uma gama de outros assuntos. Propiciando, assim, uma visão a respeito da convivência dos estudantes com a instituição. O periódico organizado pelos alunos teve sua primeira publicação em 1945, no período da Esav, chegando ao fim no ano de 1963, na fase Uremg.
O jornal apresentava algumas colunas com certa constância dentre elas:
-" Venenos" e "Fatos e Boatos" que eram um espaço para fofocas, acontecimentos verdadeiros ou fictícios da vida escolar.
-"Esportes " e uma complementação da sua seção " Caneladas", crônica humorística, e "Pilulas Esportivas" na qual relatava sobre a vivência esportiva da comunidade acadêmica.
-"Sociais" a coluna coloca-se como um espaço de interação entre a vida acadêmica e social, servindo de base para divulgar ou relatar sobre eventos, datas de aniversários importantes, bailes, festas e também de visitas e declarações importantes para o movimento universitário. Tudo isto, sempre acompanhando de um bom humor e frequentemente um poema refletindo sobre a vida estudantil.
-" Crônicas da Semana/do mês" São escritos que relatam a vivência e o dia a dia da instituição, levando o leitor a um reflexão critica sobre um assunto tratado a cada semana/mês.
-" Garoto Viçoso...da Esav" cronicas que relatam de forma bem humorada estudantes que na época chamavam atenção pela beleza ou por seu comportamento.
-" Garota do seus Sonhos" são sátiras referentes a características físicas e/ou comportamentais dos estudantes.
-" Nem Todos Sabem" apresentam curiosidades sobre diversos assuntos.
-" Coisas sérias " relatos verídicos e dicas relacionadas ao dia a dia.
-" Folhetim do Amor Rural" contos diversificados que fazem alusão a uma vivência amorosa.

  • "Mancadas" seção destinada aos disparates do dia a dia.
    -"Perfi...Dias" espaço destinado ao perfil dos estudantes, descrito de maneira irônica.
    -" Testamento de Judas" uma alusão a Judas Iscariotes, que deixa um testamento com referências a estudantes e professores de forma irônica.
    -" Você Sabia que" são curiosidades de assuntos gerais e variedades.
    -" Coluna louca" espaço a criticas e vivências sociais.
    -" Love Letter's" seção dedicada a cartas de amor roubadas.
    -"Coisas que incomodam na Esav" espaço destinado a relatar coisas que desagradam no dia a dia da Esav.
    -"Leia,Senhor Diretor" coluna dedicada a relatar ao Diretor da Escola sobre problemas e dificuldades enfrentadas pelos alunos no dia a dia da escola, com isso, eles pretendiam auxiliar o Diretor na administração.

Edição nº 105

Questiona-se sobre a Justiça ao expor o caso de Araceli, menina assassinada depois de ter sido raptada em Vitória – ES, em 1973; a situação de crianças em condição de exploração e de fome; Entrevista a Márcio Souza que envolve questões referentes ao desmatamento na Amazônia.

Edição nº 1885

Arthur Bernardes fala sobre o acordo para apoiar o Governador Flores da Cunha; ferroviários da Leopoldina Railway prestam homenagens a Arthur Bernardes; prefeito manda cortar água em uma nova rua que se abriu; mudanças na mesa diretora do Hospital São Sebastião; reação do Triângulo Mineiro contra o aumento dos impostos estaduais;demissão do diretor do Departamento de Produção Vegetal Humberto Bruno; o problema da falta d'água em Viçosa; Sócrates Alvim é o novo Diretor da Escola de Agricultura e Veterinária; notas sociais.

Cidade de Viçosa

O jornal possui quatro seções permanentes, sendo elas:

  • "A Cidade Viçosa" - Além de informações sobre a politica da época, veiculava telegramas, felicitações de aniversários, convites para festas religiosas, reclamações da população e anúncios de construções de obras públicas;
  • "A pedidos" - expunha solicitações de Viçosa e região, venda de imóveis, campanhas de seguros de vida, felicitações, contos e artigos;
  • "Editais" - informava sobre decretos do município, convocava para reuniões na câmara, convidava para leilões e penhor de bens de cidadãos falecidos e cobrava impostos;
  • "Expediente" - trazia as características do jornal (número de assinaturas, preço das publicações, nome do gerente e respostas aos telegramas recebidos.
    Há também seções não permanentes, incluindo:
  • "Como fomos recebidos" - divulgava os telegramas recebidos de outros jornais;
  • "O Jornal" - publicava artigos sobre o objetivo de um jornal e sua importância;
  • "Parte Oficial" - em algumas edições era intitulado "Câmara Municipal" e divulgava as atas de reunião dos assuntos tratados no plenário;
  • "Declarações" - avisava a população sobre acontecimentos na cidade e região, reformas de patrimônios e assuntos tratados na Câmara Municipal;
  • "Carteira de Ouro Preto" - divulgava nomes dos contribuintes do jornal.
  • "De Ouro Preto" - destinada à escrita de artigos, em sua maior parte, com autores anônimos;
  • "Ineditorial" - revelava a revolta da população com os conflitos inexistentes no Sul do país;
  • "Acontecimentos do Rio" e "A Revolta" - informava sobre a Revolta Armada ocorrida de 1839 a 1894 no Rio de Janeiro;
  • "Variedades" e "Cartas da Aldeia/Crônica de Aldeia" direcionadas a escrita de cartas e edição de contos, poemas e artigos dos próprios leitores do jornal;
  • "Manifestações de Apreço" - publicações semelhantes a seção "A Pedidos".

Jornal Cidade de Viçosa

Edição nº 51

O Jornal traz uma "agenda de comemoração ao centenário de Arthur Bernardes" informando sobre a inauguração de avenida, ruas, praça e prédios; Além disso, aborda: o misticismo e a arte barroca; a implantação de um parque florestal na cidade de Astolfo Dutra; Arthur Bernardes escreve carta a João Braz sobre embelezamento da cidade (jardim público/praça) e sugere reforma tributária; Waldemar Tavares escreve uma coluna sobre a vida política de Arthur Bernardes; semana do centenário de Arthur Bernardes; Baile no Viçosa Clube; notas sociais.

Edição nº 70

50 anos da UFV; apontamentos sobre o Centreinar; homenagem a Artur Bernardes; SIF em favor das florestas.

Resultados 1 até 30 de 2440