Identity area
Reference code
Title
Date(s)
Level of description
Dossiê
Extent and medium
2,5 GB de itens iconográficos digitalizados em formato Tif.
Context area
Name of creator
Biographical history
Peter Henry Rolfs foi o “scholar” que o Presidente Arthur Bernardes trouxe dos Estados Unidos para planejar, construir e dirigir a Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (Esav), hoje Universidade Federal de Viçosa (UFV). É considerado o fundador da Instituição, personagem que marcou a sua história, pois acompanhou a construção da Escola, desde a escolha do terreno até a sua inauguração, perpassando pela confecção do seu projeto pedagógico e contração de seus professores.
Conheça mais detalhes de sua biografia através do link: http://www.personagens.ufv.br/?area=peterHenry
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Em 2005, por iniciativa do professor José Marcondes Borges e do economista Gustavo Soares Sabioni, da Pró-Reitoria de Planejamento, o Reitor Carlos Sigueyuki Sediyama encaminhou ofício à Universidade da Flórida solicitando informações sobre o acervo do professor Peter Henry Rolfs, um dos fundadores da UFV.
Em resposta, Carl Van Ness, arquivista da biblioteca da universidade americana, enviou à Reitoria, em 17 de fevereiro de 2006, cinco DVDs, com cerca de 600 fotografias da Peter Rolfs Collection.
O conjunto de fotos constitui uma das maiores coleções fotográficas históricas dos primeiros anos da Instituição, correspondentes ao período de 1922 a 1929, no mandato de Rolfs, época da criação e fundação da ESAV. As fotografias são flagrantes do dia a dia da Escola Superior, com a edificação dos prédios, estradas, abrigos, campos de experimentação, canteiros de obras, pessoal, dentre outras, e também da cidade de Viçosa.
Content and structure area
Scope and content
O conjunto de fotos constitui uma das maiores coleções de fotográfias históricas dos primeiros anos da Instituição, correspondentes ao período de 1922 a 1929, no mandato de Rolfs, época da criação e fundação da Esav. As fotografias são flagrantes do dia a dia da Escola Superior, com a edificação dos prédios, estradas, abrigos, campos de experimentação, canteiros de obras, pessoal, dentre outras, e também da cidade de Viçosa.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
O Guia desta coleção, assim como, os representantes digitais das fotografias que a compõe estão disponíveis no LOCUS.
Acessível por meio do link: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6067
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Publication note
Consultar também
Pagina da University of Florida Smathers Libraries (disponível em: http://uflib.ufl.edu/spec/archome/ms63.htm).
Série Diretores (Locus) (http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/5994)
Notes area
Note
A tradução das descrições originais foram realizadas pelo professor José Marcondes Borges e o Economista Gustavo Soares Sabioni. Os ajustes aos títulos das imagens foi concebido pelo Arquivista Eduardo Luiz dos Santos.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Language(s)
Script(s)
Sources
Digital object metadata
Filename
ROFSATOM.jpg
Latitude
Longitude
Media type
Image
Mime-type
image/jpeg
