Seção 02 - Fotos da Uremg

Joaquim Fernandes Braga Lourenço Menicucci Sobrinho Geraldo Oscar Domingues Machado Flamarion Ferreira Edson Potsch Magalhães Edson Potsch Magalhães Edson Potsch Magalhães Edson Potsch Magalhães Reunião da Administração Superior Reunião da Administração Superior Reunião da Administração Superior Reunião do Reitor com servidores da Uremg Reunião com o Reitor Edson Potsch Magalhães Reunião com o Reitor Edson Potsch Magalhães Reunião com o Reitor Edson Potsch Magalhães Reunião com o americano Roy Bronson Reunião com diretores da ESA e dos Institutos Reunião com diretores da ESA e dos Institutos Reunião entre visitantes Diretor da ESA reunido com visitantes Reunião na Uremg Reunião na Uremg Erly Dias Brandão reunido com servidores Reunião da ACAR Reunião da ACAR Reunião da ACAR Reunião da ACAR Reunião Emaf-Cedaf Reunião Emaf-Cedaf Reunião Emaf-Cedaf
Results 1 to 30 of 686 Show all

Identity area

Reference code

BR MGUFV 04.02

Title

Fotos da Uremg

Date(s)

  • 1948 - 1969 (Creation)

Level of description

Seção

Extent and medium

Context area

Name of creator

Administrative history

A transformação da Escola (Esav) em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg) ocorreu em 13 de novembro de 1948, pela Lei Estadual nº 272. Essa nova estrutura de Universidade Rural tinha em sua composição a Escola Superior de Agricultura, a Escola Superior de Veterinária, a Escola Superior de Ciências Domésticas, a Escola de Especialização, o Serviço de Experimentação e Pesquisa e o Serviço de Extensão.
Entre as características que marcaram a Uremg, destaca-se o seu pioneirismo com a criação da primeira Escola Superior de Ciências Domésticas do Brasil que, em 1954, deu início às atividades pedagógicas do Curso Superior de Ciências Domésticas, diplomando economistas domésticas.
Outro aspecto relevante foram as ampliações de convênios e projetos selados com instituições nacionais e internacionais de fomento financeiro e de cooperação à pesquisa, entre os quais se destaca o Projeto Purdue, que promoveu mudanças e ampliações significativas na Uremg. Tratava-se de um projeto de colaboração entre a Purdue University e a Uremg, iniciado nos anos de 1950 e concretizado em 1958, que colaborou com a vinda de profissionais altamente capacitados, bem como a ida de professores para se especializarem nos Estados Unidos.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

A Seção "Fotos da Uremg" reúne diversas imagens que retratam o cotidiano da Uremg desde seu surgimento, 1948, até a sua transformação em Universidade Federal de Viçosa, 1969.
Todas as fotografias foram digitalizadas com resolução mínima de 300 DPI e registradas com sua respectiva notação de arranjo. Estão salvas em formato "Tif" em um HD externo de 2TB e foram migradas para Locus em formato JPGE.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Subseção 01- Administração Superior

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places