Reivindicações

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Reivindicações

Termos equivalentes

Reivindicações

Termos associados

Reivindicações

14 Fundos e Coleções resultados para Reivindicações

14 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

1947 Reivindicações de professores

Relatório enviado ao Secretário da Agricultura, quando o cargo era exercido pelo professor Jose Melo Soares de Gouvêa, com reivindicações dos professores e funcionários da ESAV. Apontaram a necessidade de reforma no regulamento da Escola, necessidade de ampliação do número de residência para professores e restruturação do quadro salarial e organizacional do pessoal da Escola (Recursos Humanos).

Edição nº 6

Questões educacionais e reivindicações dos professores para exercimento da carreira; a política salarial e a necessidade das reformulações salariais; as conduções do encontro entre os diretores da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES) e a ministra da Educação, Ester de Figueiredo Ferraz; projetos de expansão do Ensino Superior propostos pelo MEC.

Boletim Informativo ASPUV

A publicação contém análises da categoria docente em relação ao exercimento da carreira, financiamentos do governo e reivindicações pela melhoria educacional.

Edição nº 74

Implicações da visita do general argentino Videla ao Brasil demonstram a insatisfação da população quanto a política do país; reivindicações da população pela liberdade do professor David Maximiliano de Souza dirigente da União dos Trabalhadores em Educação que foi preso sob a acusação de organizar atentado contra o presidente Figueiredo; a situação política da Polônia é colocada diante das manifestações de trabalhadores pelas mudanças de rumo do governo.

Edição nº 119

Descrição da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) e dos principais pontos ressaltados na organização da mesma; crise do INSS é descrita e reivindicações populares para a reformulação de projetos do instituto são colocadas.

Edição nº 125

Plano de Lutas elaborado na 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) é apresentado demonstrando os pontos de atuação que a classe trabalhadora tinha em mãos para as reivindicações dos seus direitos; avanços do Partido dos Trabalhadores para sua legalização são colocados pelo jornal na apresentação de um discurso proferido pelo líder Luiz Inácio da Silva; apresentação de uma das chapas da eleição da União Estadual dos Estudantes de São Paulo contém as propostas da mesma à época.

Edição nº 58

Comemorações do dia primeiro de maio são colocadas na edição como propício momento a reivindicações principalmente de cunho trabalhista; greve de professores de Minas Gerais é representada na edição com colóquio também da ação repressora do governo.

Edição nº 39

I Conferência Nacional da Liberdade e Luta é demonstrada como ponto de apoio às reivindicações estudantis; Solidariedade Internacional é aspiração da época demonstrada pela busca da união dos trabalhadores e a formação do Comitê Paritário pela reorganização da IV Internacional.

Edição nº 200

A situação dos menores marginalizados e abandonados nas fundações de amparo e recuperação foi caracterizada com denúncias de abusos e maus tratos cometidos à estes; retificação das notícias sobre o Congresso da Oposição Sindical dos Metalúrgicos de São Paulo foi demonstrada; charges criticaram a organização das comemorações do 1º de maio e corrupções espalhadas pelo Brasil.

Edição nº Fragmento 1

A posição do Ministro do Trabalho Murilo Macedo diante das reivindicações dos metalúrgicos é colocada na edição e a resposta dos operários quanto a esta é descrita; negociações entre o Grupo 14 são demonstradas nesta edição na qual é demonstrada a posição da Fiesp de não ceder às reivindicações; censura é comentário da edição demonstrada em entrevista com Pompeu de Souza Brasil representante da Associação Brasileira de Imprensa no Conselho Superior de Cultura, que falou sobre as lutas dos jornais para disponibilizarem os conteúdos do modo que quisessem.

Edição nº 199

Papel que deveria ser feito pelo estudante na política brasileira é descrito na edição com demonstração das movimentações estudantis existentes na época.

Edição nº 116

Discussões em torno da fusão dos partidos de oposição são demonstradas; Congresso da UNE de 1980 tem sua caracterização e apresentação das reivindicações feitas no mesmo demonstrados; situação sindical da época é retratada e coloca se a formação do sindicato dos metalúrgicos; reivindicações feministas na União Soviética são retratadas demonstrando a publicação de uma revista da categoria.

Edição nº105

Greve do ABC tem panorama geral feito para mostrar a repercussão da mesma e a ação do governo sobre ela; V Conselho Nacional de Entidades Gerais tem destaque sobre sua execução coberta de mal entendidos e desconfianças sobre a validade das ações do mesmo; greve dos professores em Minas Gerais é destacada com colóquio sobre a repressão sofrida e as ameaças do Estado para a contenção deste; 1º de maio é destacado como marco para o movimento grevista do ABC paulista pelas mobilizações instauradas; grupos homossexuais detém suas reivindicações e articulações colocados em entrevistas a integrantes dos mesmos; greve dos operários da Volkswagen detinha suas repercussões e ações transcritas na edição; a reformulação da política da Nicarágua naquele ano é demonstrada também na edição.

Edição nº 22

Reportagem sobre construção de uma “Tendência Socialista” do Movimento Democrático Brasileiro Gaúcho, projeto dotado para todos os setores progressistas da oposição do Rio Grande do Sul; Invasão do Comando de Caça aos Comunistas (CCC) à sede do “Em Tempo” em Curitiba é relatada; V Congresso Nacional das Trabalhadoras da Indústria no Rio de Janeiro é demonstrado como meio dos trabalhadores para a exposição de suas reivindicações; retrata se nesse jornal as diversas ditaduras ocorridas e sua falência das quais a mais criticada é a Ditadura do Chile.