Fundo UREMG - Universidade Rural do Estado de Minas Gerais

Termo de abertura do primeiro Livro Ata da Uremg Ata 01/Uremg Ata 02/Uremg Ata 03/Uremg Anexo da Ata 03/Uremg Ata 04/Uremg Ata 05/Uremg Anexo da Ata 05/Uremg Ata 06/Uremg Anexo 01 da Ata 06/Uremg Anexo 02 da Ata 06/Uremg Ata 07/Uremg Ata 08/Uremg Ata 09/Uremg Ata 10/Uremg Ata 11/Uremg Ata 12/Uremg Anexo da Ata 12/Uremg Ata 13/Uremg Ata 14/Uremg Ata 15/Uremg Ata 16/Uremg Ata 17/Uremg Ata 18/Uremg Ata 19/Uremg Ata 20/Uremg Ata 21/Uremg Ata 22/Uremg Ata 23/Uremg Ata 24/Uremg
Results 1 to 30 of 263 Show all

Identity area

Reference code

BR MGUFV UREMG

Title

Universidade Rural do Estado de Minas Gerais

Date(s)

  • 1948 - 1969 (Creation)

Level of description

Fundo

Extent and medium

Context area

Name of creator

Administrative history

A transformação da Escola (Esav) em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg) ocorreu em 13 de novembro de 1948, pela Lei Estadual nº 272. Essa nova estrutura de Universidade Rural tinha em sua composição a Escola Superior de Agricultura, a Escola Superior de Veterinária, a Escola Superior de Ciências Domésticas, a Escola de Especialização, o Serviço de Experimentação e Pesquisa e o Serviço de Extensão.
Entre as características que marcaram a Uremg, destaca-se o seu pioneirismo com a criação da primeira Escola Superior de Ciências Domésticas do Brasil que, em 1954, deu início às atividades pedagógicas do Curso Superior de Ciências Domésticas, diplomando economistas domésticas.
Outro aspecto relevante foram as ampliações de convênios e projetos selados com instituições nacionais e internacionais de fomento financeiro e de cooperação à pesquisa, entre os quais se destaca o Projeto Purdue, que promoveu mudanças e ampliações significativas na Uremg. Tratava-se de um projeto de colaboração entre a Purdue University e a Uremg, iniciado nos anos de 1950 e concretizado em 1958, que colaborou com a vinda de profissionais altamente capacitados, bem como a ida de professores para se especializarem nos Estados Unidos.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

ACH-UFV

Existence and location of copies

ACH-UFV

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Nota sobre conservação: A casa que abriga o acervo foi construída na década de 1950, e até o final da década de 1980 eram utilizadas como residência de professores. Por causa disso, foram eminentes as infiltrações no teto ao longo do tempo, foi constatado indícios de que parte do acervo teve contato com água, principalmente as caixas que se encontravam no chão dos corredores, processo que acelerou o esmaecimento e o surgimento de manchas em vários documentos. Além disso, o arquivo é localizado em meio a inúmeras árvores e plantas e ao longo do tempo recebeu diversos ataques de insetos, como pulgas, cupins e outros. Apesar de encontrar alguns documentos parcialmente danificados os documentos não se perderam.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

01.01.00.00

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Draft

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

As atividades de organização, descrição e difusão deste fundo documental são coordenadas pelo Arquivista Eduardo Luiz dos Santos.
Informações sobre a metodologia e alguns procedimentos:

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places