Dossiê CBC - Clower Bastos Côrtes

Foto de formatura Aula de campo na Esav Aula prática na Esav Formandos de 1937 Clower, sua namorada e sua cunhada Aula prática na ESAV Clower no front de guerra Clower e seu jeep (chapá) Clower e as Italianas Cotidiano no Exército Clower em cidades italianas Front de batalha Carta de Clower enviada a sua mãe Carta de Clower enviada a sua família Matéria sobre a morte de Clower Matéria Jornalistica: A Pátria aos "Pracinhas" Diploma da Medalha de Campanha Manual do Exército - fragmento 01 Manual do Exército - fragmento 02
Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR MGUFV ESAV.02.08.CBC

Título

Clower Bastos Côrtes

Data(s)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Os representantes digitais do dossiê foram, gentilmente, cedidos por Clower de Castro Côrtes, sobrinho do Ex aluno da ESAV, Clower Bastos Côrtes.
Essa doação foi intermediada pela servidora da UFV, lotada no Registro Escolar (RES), Djenane Ferreira Pena que durante sua pesquisa, de mestrado, no arquivo do RES se deparou com muitas histórias.
Entre elas, a trajetória de Clower Bastos lhe chamou atenção. E buscando mais componentes da história deste ex aluno entrou em contato com um jornalista de Juiz de Fora especialista na história dos "pracinhas" brasileiros, Will Montarroyos, o qual apresentou ao escritor Gustavo Buffé que havia escrito um livro denominado Expedicionários Sacrificados na Campanha da Itália (mortos e desaparecidos). Nesse livro conta a história do Clower Bastos Cortes. (ex aluno da ESAV). E nessa busca foi apresentada, também, ao sobrinho do Clower o Sr. Clower de Castro Côrtes, o qual, prontamente, enviou todo material que compõe esse dossiê.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Link do quadro de formatura da turma de Clower Bastos Côrtes: https://museuhistorico.ufv.br/wp-content/uploads/2018/08/35-Technicos-Agricolas-ESAV-1937.jpg

Descrições relacionadas

Nota de publicação

Dissertação, intitulada "No front da memória: as batalhas pelos espólios da segunda guerra mundial em Belo Horizonte (1945-2020)" do aluno, egresso do Departamento de História da UFV, Edilan Martins de Oliveira, contextualizando o período e a trajetória dos expedicionários: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/27996

Área de notas

Nota

Clower Bastos Côrtes

Filho de Mario Villas Boas de Figueiredo Côrtes e Margarida de Campos Bastos Côrtes. Nascido em 13/05/1916 em Além Paraíba – MG.
Ex aluno da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV) do curso de Técnico Agrícola formou-se em 15/12/1937. Tendo sua passagem pela ESAV como um motivo de muito orgulho para si e para toda família. Escola onde fez muitos amigos, adquiriu muito conhecimento e foi feliz.
Assim como muitos ex-alunos da ESAV, Clower foi convocado para servir na guerra em 1943 como componente do 11º R.I. incluído na Força Expedicionária Brasileira. Foi promovido a cabo e destacado como motorista devido a sua grande experiência com automóveis.
Fazendo parte do 2o escalão da FEB, seguiu para Europa com esperança de voltar à sua pátria e a sua família.
Durante a guerra lutou com bravura, conduziu oficiais e munições no norte da Itália. No dia 30 de maio de 1945 já com o final da guerra e prestes a retornar ao Brasil, conduzia o jeep oficial com militares, quando em um túnel em Gênova – Itália chocou-se com um caminhão inglês tendo morte instantânea, uma fatalidade que comoveu toda cidade de Além Paraíba, quis o destino que aos 29 anos e prestes a voltar ao Brasil, como herói, morreu cumprindo seu dever.
Clower, que sempre teve muita estima por sua família, sobretudo sua mãe, contou em suas correspondências de guerra que sonhava em se casar com uma italiana chamada Pepe, que conheceu durante a guerra. Que sonhava em retornar para casa e apresentá-la para toda a família. Estava muito feliz em ter colaborado na contenção e derrocada do regime nazi-fascista e de, ao final da guerra, ter conhecido Milão, Turim e Veneza. Estava entusiasmado em poder retornar ao Brasil e utilizar os conhecimentos adquiridos na ESAV na fazenda da família, que vinha sofrendo os efeitos da queda do café.
Seu tio Eduardo de Campos Bastos fez questão de enviar a ESAV em 1945, uma carta explicando o ocorrido e reafirmando o quanto a família era orgulhosa pela passagem dele pela Escola. A notícia de seu falecimento trouxe imenso desalento a todos.

Nota enviada pelo Sr. Clower de Castro Côrtes.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados